Voltar
Dicas Mobil

O que é o grau API?

Escala é utilizada para medir o desempenho de óleos e derivados

Como sempre fazemos nesse espaço, não custa lembrar que a escolha do óleo certo é essencial para a vida útil do motor, com funções que vão além da lubrificação. Claro que estar sempre atento ao período de troca e a conduta correta na manutenção, como a troca simultânea do filtro de óleo, também são importantes. Além disso, seguir sempre a recomendação do fabricante é cuidar do motor da melhor forma.

Para cada veículo há uma recomendação de tipo de óleo específico no que diz respeito a viscosidade. Se você perdeu esse conteúdo no Dicionário da Lubrificação, acesse clicando aqui. Hoje vamos falar sobre o nível de desempenho, a famosa classificação API.

Você sabe o que significa a sigla API? Então vem com a gente! A sigla vem de American Petroleum Institute (Instituto Americano de Petróleo). Esta entidade classifica os óleos lubrificantes automotivos para motor e transmissões quanto ao seu nível de desempenho. E ainda, estabelece os critérios e normas para classificação dos óleos automotivos, tentando atender as evoluções dos veículos, as condições operacionais, qualidade e tipos de combustíveis empregados e legislações ambientais (atuais e futuras), principalmente, relativas à emissões.

Se a primeira letra for S (API SN, por exemplo) quer dizer que o óleo foi desenvolvido para carros movidos a gasolina, etanol, flex ou gás natural veicular (GNV). Quanto mais distante a letra que vem na sequencia do S estiver da letra “A” , no alfabeto, mais moderno será o lubrificante, podendo obter um desempenho bem superior, como os produtos Mobil Super™ 5W-30 D1 e o 0W-20 D1 sintéticos, por exemplo. Para os motores a diesel, a letra utilizada será o C (API C) como, por exemplo, o Mobil Delvac™ Evolution, o primeiro em atender a máxima norma técnica com tecnologia API CK-4, que trouxe evolução, alto desempenho, mais proteção e produtividade para os lubrificantes, para acompanhar a nova geração de motores, menos poluentes e com mais eficiência térmica, ou seja, uma maior potência da combustão a partir do mesmo litro de combustível.

Mas o que está envolvido nesse nível de desempenho? Bom, como sabemos, o óleo tem como objetivo básico a função lubrificante e a redução do atrito. Entretanto, o produto precisa exercer outras funções, além das mencionadas. É aí que entra a sigla API, indicando qual o grau de desempenho no motor. Isso pode indicar redução na emissão de poluentes, economia de combustível, proteção contra a formação de borra, prevenção de desgaste do motor, limpeza do pistão e controle de oxidação.

No Brasil, os limites mínimos de desempenho para fins de registro, comercialização, produção ou importação de óleos veiculares, conforme resolução ANP nº 804/2019, são: API SL, API CH-4.

Atualmente, a marca Mobil™, que é líder em tecnologia para lubrificantes sintéticos, já disponibiliza no mercado óleos com tecnologia para atender aos requisitos das categorias de desempenho API SP e API CK-4, de modo a garantir proteção aos modernos motores e atender as mais novas regulamentações de emissões de poluentes.