É comum ouvir que um carro zero quilômetro não precisa de manutenção, já que todas as peças são novas. O mesmo argumento é frequentemente aplicado a seminovos com pouca quilometragem que ainda não passaram pela primeira revisão. Mas será que isso realmente faz sentido?
Por um lado, o carro sai da fábrica regulado e não corre os mesmos riscos de manutenção que muitos veículos usados, que podem apresentar problemas causados por antigos proprietários.
No entanto, todo veículo precisa de manutenção preventiva, e mesmo os chamados “zero quilômetro” não estão livres dessa regra. Vamos ver alguns motivos:
- Um longo caminho
Ao adquirir um carro zero quilômetro, lembre-se de que, durante o trajeto entre a fábrica e suas mãos, o veículo foi transportado em um caminhão cegonha e, posteriormente, passou um tempo – que pode ser de vários meses – na concessionária. Nesse período, podem ocorrer descuidos e pequenos acidentes que não serão comunicados a você. Por isso, é importante ficar atento e visitar um mecânico de confiança se você suspeitar de qualquer problema logo após pegar a chave. Caso necessário, retorne à concessionária para verificar a situação. - Carro parado
Na concessionária, os carros podem ficar muito tempo parados no pátio, às vezes por vários meses. Esse tempo de inatividade pode ser prejudicial para o motor, a bateria, os pneus e o lubrificante no cárter. - Condições extremas
Nas grandes cidades, os carros frequentemente enfrentam trânsito pesado e congestionamentos, em que andam alguns metros e param novamente. Esse jeito de dirigir prejudica o motor, que foi projetado para rodar em ambientes mais constantes, como estradas, nas quais trabalha por longos períodos na velocidade ideal. Como resultado, um carro pode apresentar problemas mesmo com pouca quilometragem devido ao trânsito na cidade. Além disso, o ambiente urbano pode causar problemas adicionais, como o acúmulo de sujeira no sistema de ar-condicionado. - Buracos no asfalto
Mesmo com pouca quilometragem, as rodas e a suspensão de um carro que circula por ruas esburacadas acabam sofrendo. Por isso, alinhamento e balanceamento periódicos são importantes, mesmo para veículos novos. - Fluidos e lubrificantes
É fundamental checar periodicamente se os fluidos que protegem o carro estão em boas condições. O fluido de arrefecimento do radiador e o fluido dos freios, por exemplo, são fundamentais para proteger o veículo e garantir a segurança. Além disso, o óleo do motor, que é o mais importante, deve estar dentro do prazo de validade e nunca ficar abaixo do nível mínimo. - Velas
As velas do carro vão perdendo a eficiência com o tempo, e não é raro que precisem ser trocadas antes mesmo da primeira revisão do veículo. - Carro que roda pouco: ter pouca quilometragem não significa que o carro está livre de problemas. Quando um veículo faz apenas percursos muito curtos, o motor não aquece o suficiente para expandir seus componentes internos, espalhar o óleo adequadamente e evaporar o combustível não queimado que escorre até o cárter. Como resultado, ele acaba se desgastando mais do que um carro que roda bastante. Nesses casos, as próprias montadoras costumam recomendar a antecipação das revisões e a troca do óleo.
Vale lembrar que, nos carros modernos, todos os sistemas essenciais estão conectados a sensores. Por isso, não ignore luzes no painel que piscam sem motivo aparente – muitas vezes, elas indicam a necessidade de visitar um mecânico de confiança.
E não se esqueça, sempre utilize apenas lubrificantes que atendam ou superem as especificações do fabricante. A linha Mobil™ possui produtos para todos os modelos que rodam no país, e você pode encontrá-los aqui.