Voltar
Dicas Mobil

Como implantar a gestão ambiental na oficina

Implementação pode ser positiva para o planeta e para o caixa

Diversas empresas estão adotando sistemas de gestão ambiental, e o assunto chegou de vez às oficinas mecânicas. Mas, afinal de contas, o que é gestão ambiental, quais os benefícios que ela traz e como pode ser implementada?

Gestão ambiental é um conceito que afirma que, da mesma maneira que as empresas administram o caixa, os recursos humanos e os estoques, também precisam administrar seu impacto no meio ambiente. Em uma primeira impressão, pode parecer que se trata apenas de obedecer às regras e legislações, mas a ideia vai muito além disso. Ela parte do princípio de que, se a gestão ambiental for eficiente, irá reduzir riscos, melhorar a administração da empresa como um todo e ainda criar oportunidades para reduzir despesas e obter ganhos.

Na oficina, o primeiro passo para uma boa gestão ambiental é atender às normas legais sobre segurança, estocagem de produtos, como lubrificantes, combustíveis e tintas, e descarte de resíduos. Nesse ponto, o primeiro ganho é evitar multas ou problemas com vizinhos e autoridades, além de reduzir riscos de acidentes e prejuízos. Um dos pontos-chave dessa etapa é montar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que ajuda a planejar as etapas seguintes.

O segundo passo é fazer o gerenciamento dos resíduos propriamente dito. Organizar a separação e a destinação correta dos materiais poluidores ou perigosos e, durante esse processo, identificar as oportunidades de reciclagem, que, além de positivas para o meio ambiente, podem ajudar a gerar dinheiro extra para a oficina. Já existem compradores especializados, por exemplo, em peças metálicas, pneus, vidros e baterias usadas.

A etapa seguinte é pensar em ações estruturais e sustentáveis para reduzir o impacto ambiental da operação. O que significa, por exemplo, implantar sistemas de coleta e aproveitamento de água de chuva para reduzir o consumo de água da rede. Analisar a implantação de placas solares para economizar energia elétrica ou, então, adquirir energia no mercado livre, que permite não somente pagar valores menores que nas concessionárias, mas também dá a alternativa de adquirir eletricidade somente de fontes renováveis.

É importante pesquisar os parceiros que podem ajudar a implementar uma gestão ambiental eficiente. O SEBRAE produz materiais que ajudam a pôr esse sistema de pé e podem ser acessados aqui (é preciso fazer cadastro para acessar). A marca Mobil™ ajuda com iniciativas como a Troca Inteligente, que minimiza o consumo de embalagens de lubrificantes, e a reciclagem de embalagens usadas, realizada por meio de uma parceria com o Instituto Jogue Limpo.