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Dicas Mobil

Freios ABS nunca precisam de manutenção?

O freio ABS (sigla de Anti-lock Breaking System, em inglês, que significa “freios antitravamento”) é uma evolução da tecnologia de frenagem que veio para dar mais segurança aos veículos. Ele tem um conjunto de sensores que medem o risco de travamento. Quando detectam esse perigo, mudam a pressão de frenagem entre as rodas, evitando a derrapagem. Assim, além de aumentar a eficiência, reduz em até 30% a distância das freadas, em comparação com o sistema antigo, e permite que os motoristas ganhem maior estabilidade e controle para dirigir em ambientes perigosos, como na chuva, nas freadas em curvas, na pista com areia, gelo ou neve.  

O ABS se tornou o padrão no Brasil e virou obrigatório para veículos produzidos a partir de 2014. Com todas essas vantagens, muita gente concluiu que o sistema simplesmente não precisa de manutenção, e acaba ignorando os cuidados necessários. Então vamos avisar, para não deixar nenhuma dúvida: freios ABS precisam, sim, de manutenção para garantir que funcionem com a eficiência máxima. O que é preciso verificar? Fizemos uma lista para você: 

  • Fluido de freio: precisa ser verificado normalmente a cada 10.000 km, ou conforme o recomendado no manual do veículo. Dependendo das condições em que o carro roda, ele pode absorver umidade, o que compromete sua eficácia e exige troca. Normalmente, é recomendada a troca a cada 2 anos. 
  • Sensores: quando a luz de alerta no painel acende, frequentemente o problema é nos sensores ABS. Importante levar para um mecânico de confiança, que pode fazer uma inspeção visual e, se necessário, passar um scanner para verificação. 
  • Pastilhas e discos de freio: inspecione durante as trocas de óleo ou no prazo sugerido pelo manual do carro. O sistema ABS não resolve os problemas sozinho se essas peças estiverem desgastadas.  
  • Limpeza dos componentes: é importante que os sensores sejam periodicamente limpos, principalmente após serem submetidos a condições extremas, já que sujeira ou pequenas pedras podem entrar, causando mau funcionamento e acionando a luz de alerta. O mecânico faz isso com facilidade.   
  • Testes: depois de qualquer manutenção ou troca de componentes, é importante testar o sistema dentro de um ambiente seguro, antes de voltar à estrada, para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente. 

Fora esses cuidados de manutenção regular, é importante prestar atenção a qualquer sinal de alerta, já que o sistema de frenagem é um dos componentes mais importantes para a sua segurança. Fique de olho e, se notar qualquer um destes sintomas, leve o carro a um mecânico de confiança: 

  • Ruídos estranhos: ABS funcionando bem não é barulhento. Se ouvir ruídos metálicos, isso pode indicar vazamento de fluido, desgaste das pastilhas ou problemas nos discos. 
  • Luz de alerta no painel: pode indicar problemas nos sensores ou algo mais grave. Não ignore. 
  • Trepidação excessiva: o sistema ABS faz o pedal do freio vibrar quando é acionado com força. Mas trepidações excessivas, que parecem uma “tremedeira”, podem indicar problemas mecânicos.  

Faça revisões periódicas e visite seu mecânico sempre que suspeitar de algum problema.  A linha Mobil™ tem fluidos de freios com a tecnologia mais avançada para todos os modelos vendidos no Brasil.