A luz do painel acende sinalizando uma temperatura muito alta no motor. Esse é sempre um sinal que precisa ser levado a sério pelo motorista, porque o superaquecimento pode causar problemas graves, que vão desde danos em mancais e componentes elétricos até danos a pistões, cabeçote e juntas. Em situações extremas, pode até fundir o motor ou causar um incêndio. Mas o que deve estar causando esse problema?
Costuma-se dizer que é o radiador que resfria o motor, mas, na verdade, ele é um dos componentes que fazem parte de um complexo sistema de arrefecimento, desenvolvido para manter o motor sempre operando dentro dos níveis de temperatura corretos. O radiador é um trocador de calor, por onde passa o líquido de arrefecimento, composto por um fluido especial e água desmineralizada. A circulação desse líquido é controlada por uma bomba e uma válvula termostática, mangueiras e um vaso de expansão. Uma ventoinha ventila o radiador, acelerando a troca de calor.
É importante ter em mente todas essas peças, para entender que o superaquecimento pode ser causado por problemas em qualquer um dos itens do sistema de arrefecimento. Entre os mais comuns estão:
Vazamentos
Podem acontecer nas mangueiras, na bomba de água, e até no radiador. Os sintomas mais comuns desse problema são manchas ou pequenas poças debaixo do carro, e o nível constantemente baixo de líquido no reservatório.
Falta de fluido de arrefecimento
O fluido é essencial para o funcionamento do sistema. Ele não apenas facilita a dissipação do calor nas altas temperaturas, mas também impede a corrosão e o acúmulo de depósitos. Verifique o nível e, se estiver baixo, complete. Se estiver baixando com frequência, provavelmente há um vazamento.
Bomba com defeito
A bomba d’água faz circular o líquido pelo motor. Se estiver com defeito, o motor superaquece mesmo que não esteja faltando fluido. Nesse caso, é importante verificar com um mecânico.
Falhas no termostato
Quem regula o fluxo do líquido de arrefecimento para o radiador é o termostato. Quando ele não funciona corretamente, pode atrapalhar a circulação correta do líquido. Se isso acontece, o nível do líquido continua correto, mas o motor superaquece mesmo assim.
Obstruções
Se alguma sujeira entra no sistema ou ele sofre corrosão e os resíduos causados por ela se desprendem das superfícies das peças, pode haver entupimentos parciais nas mangueiras e nos componentes.
Junta do cabeçote danificada
Às vezes, a junta do cabeçote está danificada, permitindo a entrada de gases ou o vazamento de líquido. Nos dois casos, o efeito é o superaquecimento.
Falha no ventilador
O ventilador, ou ventoinha, ajuda a esfriar o líquido do radiador. Se estiver com problema, a causa do superaquecimento está identificada.
Falta de lubrificante
A causa do superaquecimento pode não estar apenas no sistema de arrefecimento. Se o carro estiver com baixo nível de óleo no motor, o atrito excessivo das peças pode ser o responsável pelo aumento de calor acima do limite.
Em todos os casos, consulte um mecânico de confiança. A linha automotiva Mobil™ possui fluidos de arrefecimento para todas as principais marcas de carros no Brasil. Encontre aqui a revenda mais próxima de você.
