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Dicas Mobil

Por que preciso usar o torque correto ao apertar parafusos?

Da mesma maneira que cada pneu precisa ser calibrado com a pressão de ar correta, cada parafuso precisa ser apertado com o torque correto. Mas, explicando em linguagem simples, o que é torque? Torque é a maneira de medir a força do “aperto”, ou, tecnicamente, a força que faz um objeto rotacionar ao redor de seu eixo. O torque é medido em uma unidade chamada Newton-metro (Nm).

E o que pode acontecer se o parafuso estiver apertado mais ou menos do que o correto? Nada de bom. Um parafuso meio solto vai vibrar demais, afrouxar as juntas, permitir vazamentos… enfim, prejudicar o desempenho do sistema onde está montado, e ainda pode se soltar, causando acidentes.

Para evitar isso, muita gente acaba apertando os parafusos com força excessiva, o que gera outro problema. Pode fazer com que ele fique preso demais e, na hora de ser mexido, acabar espanando ou até quebrando.

É comum ver, por exemplo, em borracharias, as porcas das rodas sendo apertadas com muita força, com alavancas enormes, simplesmente por medo de que a roda fique solta. Isso é desnecessário, porque o torque desse tipo de porca é mediano, justamente para permitir que a troca seja feita por pessoas comuns, como em situações de troca de pneu no meio de uma estrada.

Os parafusos que ficam embaixo do cárter, o chamado “bujão”, usados para fazer o esgotamento de óleo, também sofrem frequentemente com o exagero do torque. Muita gente não sabe, mas a vedação não depende da força nos parafusos – o que impede realmente os vazamentos é o anel de vedação. Também é comum, ao trocar o filtro de óleo, que a pessoa use muita força ao apertar o filtro novo no lugar.

Mas como saber o torque necessário para cada peça? Os manuais dos fabricantes contêm essas recomendações para cada tipo de peça, e existem tabelas de torque para consulta rápida. A medição do torque em si é feita através de um instrumento batizado de torquímetro. Ele existe em diversos formatos, sendo os mais comuns: os digitais (com um visor), os de barra (que têm uma escala semelhante a uma régua),e os de estalo (que fazem um clique quando o parafuso está fixado adequadamente).