O futuro da mobilidade está inteiramente ligado ao uso massivo de tecnologias na condução, com modelos de carros cada vez mais autônomos ou conectados a sistemas superinteligentes graças a ferramentas de Inteligência Artificial (IA), somado a coleta e armazenamento de dados. Conheça novidades que surgiram em 2025 de duas grandes empresas globais.
A DeepSeek, o lançamento mais surpreendente no mundo da IA este ano, se juntou a Geely, outra empresa chinesa, para anunciar o desenvolvimento de integração de IA para carros inteligentes. Com o objetivo de aprimorar a interação entre motorista e software para uma condução inteligente e precisa e para impulsionar a adoção da IA no segmento automotivo, a parceria já está na etapa que envolve o treinamento por destilação do modelo de controle Xingrui FunctionCall AI com o DeepSeekR1.
O Xingrui AI foi apresentado em janeiro e é considerado o primeiro grande modelo de IA do campo automotivo desenvolvido internamente e aplicado em diversos cenários, com uma tecnologia inclui três modelos principais: linguagem, multimodal e gêmeo digital. A união com a DeepSeek reafirma o compromisso da Geely em aplicar sua estratégia “Smart Geely 2025” que tem o intuito de acelerar a implementação de tecnologias, como interação por voz ponta a ponta, chassi digital com IA e direção autônoma avançada.
Sobre testes em carros mais tecnológicos, temos também o exemplo da Tesla que lançou um sistema de condução autônoma no México. O modelo Software Full Self-Driving (FSD) da Tesla ainda está em fase de aprendizado, e tem coletado dados do trânsito mexicano para o aprimoramento do sistema autônomo. Essa expansão se encaixa com o propósito da empresa em acrescentar mais diversidade aos dados coletados, no intuito de aprimorar o treinamento do sistema de condução autônoma e avançar em outras etapas tecnológicas desse sistema.
Saiba mais nos sites Revista Carro e Jornal do Carro.
