Voltar
Dicas Mobil

Eletroposto na oficina: serviço diferenciado atrai clientela de alto padrão 

Quanto melhores e mais diversificados forem os serviços que a oficina oferece ao seu público, maiores as chances de fidelizar seus clientes e aumentar a lucratividade. Por isso, muitos empreendedores estão incorporando estações de recarga para veículos eletrificados – tanto 100% elétricos quanto híbridos plug-in.  

A frota brasileira de veículos eletrificados tem crescido exponencialmente. Em 2024, foram emplacados 177 mil novos veículos, e o mercado continua aquecido. Por outro lado, existem apenas cerca de 10 mil eletropostos no país. Então, para atender esse volume de clientes, uma estação de recarga é mais do que uma comodidade importante – torna-se um serviço fundamental. Além de ser um diferencial, em um mercado onde essa infraestrutura ainda é insuficiente, é uma forma de cativar um perfil de consumidor que, segundo as estatísticas, é geralmente urbano e de alta renda. 

O que é preciso para instalar esse equipamento? Basicamente, algumas etapas: 

  • Checar as instalações elétricas para garantir que elas suportem a demanda de energia. Muitas vezes é preciso reforçar a infraestrutura. 
  • Organizar os espaços da oficina para garantir que as instalações atendam aos requisitos de segurança. Em São Paulo, existe uma série de especificações detalhadas pelo Corpo de Bombeiros, que precisam ser seguidas para a instalação das estações. 
  • Escolher o tipo de equipamento que será instalado, levando em consideração o investimento necessário e o potencial ganho.  

Existem três tipos de estações de recarga: 

Nível 1: Utiliza tomadas de 127V e é a opção mais lenta, levando uma noite inteira para carregar a bateria de um carro médio.  

Nível 2: Utiliza tomadas de 240V, sendo mais rápida e capaz de carregar um carro médio em 2 a 4 horas, dependendo do modelo do veículo.  

Nível 3: Encontradas em postos de combustível ou shopping centers, são as mais potentes e conhecidas como recarga rápida, podendo carregar uma bateria inteira em até 30 minutos. 

O caminho mais fácil para fazer esse investimento é consultar uma empresa especializada em instalação de eletropostos – também chamados de wall boxes. Em geral, essas empresas fazem todo o serviço, desde a análise do local para identificar as instalações até as avaliações sobre segurança, espaços e implantação em si. Muitas, inclusive, ajudam com a recomendação de serviços para veículos elétricos que podem ser adicionados para rentabilizar o investimento na estrutura.  

Para entender mais sobre a evolução da tecnologia de veículos híbridos e elétricos e o que é preciso para atender a esse público, a marca Mobil™ preparou um e-book específico sobre o tema, que você pode baixar neste link . E, para receber as últimas novidades, inscreva-se no Canal Mobil Super™ Mecânico no WhatsApp. Clique aqui