Nada é pior do que dirigir tranquilamente pela estrada e, de repente, perceber um barulho estranho no carro. Seja um bate-bate, um zumbido ou um ruído de algo raspando, qualquer som incomum é sinal de problema e merece atenção. Os carros possuem peças fixas, que não deveriam fazer ruído, e peças móveis, que só deveriam produzir aqueles sons que desde cedo nos acostumamos a gostar – como a aceleração do motor, a rotação dos pneus no asfalto ou o vento assobiando pelas janelas. Agir rápido ao perceber um ruído fora do normal pode ser a diferença entre a segurança e um acidente – ou um prejuízo dos grandes.
- Ruídos que podem indicar problemas no carro:
- Cliques: se ocorrem especialmente na marcha lenta, podem indicar desgaste ou folgas indesejadas nas válvulas e nos tuchos hidráulicos.
- Batidas metálicas: geralmente apontam para combustão irregular ou falhas em pistões e bielas. Podem ser o chamado “bater pino” (quando há detonação de um resto de combustível, antes do final da queima da mistura ar-combustível) ou a temida pré-ignição (quando a mistura ar-combustível se detona antes da faísca da vela). Além disso, podem estar relacionados a problemas no sistema de freios ou na transmissão. Em qualquer caso, exigem atenção imediata.
- Barulho de peças soltas na partida: costuma indicar folga no motor, especialmente após o carro ficar parado por um longo período.
- Ruídos ao esterçar o volante: geralmente indicam problemas no sistema de direção, como falhas na bomba da direção hidráulica, desgaste de peças ou vazamento de fluido.
- Rangidos: muitas vezes relacionados a desgastes na correia dentada ou a falhas no sistema de distribuição.
- Assobio durante a aceleração: costuma ser causado por vazamentos no coletor de admissão de ar ou no sistema de escape, mas também pode estar ligado a problemas na correia dentada.
- Estalos: podem ter diversas origens, como correias soltas ou desgastadas e falhas no sistema de ignição. Embora pareçam inofensivos, não devem ser ignorados.
- Chiado ao frear: sempre um mal sinal, pode indicar desgaste nas pastilhas ou nos discos de freio, principalmente se houver perda de eficiência na frenagem.
- Ar-condicionado mais barulhento que o normal: geralmente aponta para falhas no compressor do ar, exigindo a avaliação de um especialista. Nunca tente consertar o ar-condicionado por conta própria.
- Pneus “cantando”: pode indicar o desalinhamento das rodas, comprometendo a estabilidade e reduzindo a vida útil dos pneus e rodas.
- Tic-tac contínuo, mesmo com o carro parado: pode indicar falta de óleo em níveis perigosos, aumentando o risco de fundir o motor.
Esses são alguns dos ruídos mais comuns, mas apenas um mecânico qualificado saberá identificar com precisão o problema em cada situação. Lembre-se de que, se surgir um barulho inesperado, provavelmente alguma peça móvel está com problema de lubrificação. A linha Mobil™ oferece óleos de motor compatíveis com todos os modelos de carros que circulam no Brasil, além de fluidos para freios, direção hidráulica, arrefecimento, entre outros. Para manter seu carro sempre seguro e com o melhor desempenho, consulte um mecânico de confiança e peça sempre produtos Mobil™.
