Voltar
Dicas Mobil

Rolamento desgastado ou quebrado: quais são os sintomas? 

Os rolamentos das rodas do carro são peças que parecem muito simples, mas, na verdade, estão entre as mais importantes para garantir o desempenho e a segurança do veículo. São eles que permitem que as rodas girem com suavidade, sem atritos. Então vale ficar de olho para identificar qualquer sintoma que indique problemas. 

Cada rolamento é composto por uma série de pequenas esferas de aço embutidas dentro de um par de anéis metálicos. Essas peças são lubrificadas para rodar de forma macia e consistente, garantindo que toda a potência do motor seja corretamente transmitida e aproveitada pelas rodas. Os problemas podem ser causados por vários motivos, desde o desgaste natural dessas peças até batidas que causem a quebra do seu lacre, permitindo a entrada de areia e impurezas.  

Os principais sintomas de rolamentos danificados são: 

  1. Ruído estranho: dependendo da causa, pode ser um zumbido ou um ronco, especialmente quando o carro está em movimento. Geralmente, o barulho se torna mais audível com o aumento da velocidade ou durante as curvas. 
  1. Direção vibrando: eventualmente, todo o carro pode tremer, principalmente durante a aceleração ou ao fazer curvas.  
  1. Pneus com desgaste irregular: se o pneu não está desgastando de maneira uniforme, o problema pode estar no alinhamento. Esse desalinhamento pode ser consequência de um rolamento com problemas.  
  1. Carro puxando para o lado: pode ter várias causas, incluindo problemas na suspensão ou na direção, mas problemas nos rolamentos estão entre as causas mais comuns.  
  1. Rodas superaquecidas: se uma roda estiver muito quente após rodar alguns quilômetros, é um sinal típico de problema no rolamento, que está gerando mais atrito do que o normal. 
  1. Rodas com folga excessiva: se, com o carro levantado por um macaco ou uma plataforma, houver uma folga excessiva nas rodas, o problema geralmente está no rolamento. 
  1. Aumento no consumo de combustível: rolamentos desgastados obrigam o motor a trabalhar mais, aumentando o consumo de combustível.  

Em qualquer um desses casos, é importante levar o carro ao seu mecânico de confiança. A quebra de um rolamento pode ter consequências graves, como travamento da roda, perda de controle da direção ou capotamentos, além de danos a outras peças, como os eixos do veículo.