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Dicas Mobil

Descubra como o ar-condicionado afeta a vida útil do motor 

Com as temperaturas batendo recordes de calor a cada ano, o ar-condicionado acabou se tornando um dos acessórios mais valorizados nos automóveis – e também um dos mais frequentemente utilizados, já que os motoristas rodam cada vez mais tempo com ele ligado. Por isso mesmo, muita gente anda compartilhando uma informação que jura ser verdadeira: que não se deve usar tanto o ar-condicionado, porque ele diminuiria a vida útil do motor.  

Quem se preocupou ao ouvir esse boato pode ficar tranquilo: o ar-condicionado não afeta a vida útil do motor. O que acontece – e isso, sim, pode ser um problema – é que, enquanto está ligado, ele pode afetar o desempenho e a eficiência do motor do carro. Isso ocorre porque o compressor do ar-condicionado é acionado por uma correia ligada ao motor e utiliza parte de sua energia para acionar o sistema de resfriamento do ar da cabine, comprimindo o gás de refrigeração. Então, quando o equipamento está em funcionamento, ele está “roubando” parte da força do motor. E, quanto menor for a potência do carro, mais ele vai ser afetado por isso. Enquanto um motor mais potente quase não é afetado, um carro 1.0 pode perder até 10% da potência. Além disso, o equipamento também aumenta o consumo de combustível – calcula-se que, em média, 2% na cidade e cerca de 0,4% na estrada. Para completar, há um aumento nas emissões de gás carbônico devido ao maior consumo de combustível quando o ar está ligado. 

Ou seja, a vida útil do motor não está ameaçada. Mas vale a pena cuidar do ar-condicionado para evitar que ele prejudique o desempenho do carro, garantindo também que funcione com a maior eficiência possível. Então, é bom seguir algumas dicas: 

  • Se estiver escolhendo um carro, veja se o ar-condicionado tem sistema digital. Ele otimiza o funcionamento do compressor, tornando-o mais eficiente e exigindo do motor apenas o necessário. 
  • Evite estacionar o carro no sol nos dias mais quentes. O maior esforço do sistema acontece quando é preciso compensar uma diferença de temperatura muito grande. Se não tiver jeito, rode um pouco com as janelas abertas antes de ligar o aparelho, para deixar o ar quente sair.  
  • Quando levar o carro para manutenção, peça para verificar se o filtro do ar-condicionado está limpo (não confunda com o filtro de ar do carro). Um filtro sujo de poeira e poluição aumenta o esforço do sistema e ainda permite a entrada de partículas prejudiciais à saúde no ar da cabine. 
  • Se o carro for mais antigo, peça para checar se o gás refrigerador precisa ser trocado.  

E lembre-se: na dúvida, sempre leve o carro ao seu mecânico de confiança.