Voltar
Dicas Mobil

Cuide bem do seu radiador para não se arrepender depois

O radiador é o principal componente do sistema de arrefecimento do carro e tem a função de evitar o superaquecimento do motor e de seus componentes. Sabendo dessa importância, é hábito de muita gente, ao parar no posto de gasolina, pedir ao frentista que verifique se o nível da água está correto. O que nem todo mundo sabe, porém, é que, além de completar a água quando necessário, também é preciso, periodicamente, fazer a limpeza do radiador. 

Como ficam bem na frente do carro, atrás da grade, os radiadores estão sujeitos a receber diretamente partículas de poluição, respingos de lama e poeira, que podem se acumular na estrutura em forma de colmeia e prejudicar a troca de calor do componente com o ambiente. Mais grave ainda: no lado interno do radiador, pode haver acúmulo de resíduos por uma série de motivos – como o uso de água inadequada, com resíduos e sais minerais, a entrada de resíduos ou impurezas vindas do motor, a corrosão da superfície interna do sistema ou condições extremas de temperatura e pressão. Para corrigir esse problema, é preciso realizar uma limpeza completa do radiador. O processo é simples e leva poucos minutos, mas garante que um dos sistemas mais importantes do motor funcione com eficiência. São quatro etapas: 

  • Complete o sistema com água limpa e despeje um frasco do fluido de limpeza do radiador.  
  • Ligue o motor, deixando-o em funcionamento por 15 minutos ou um pouco mais, para que o limpador circule por todo o sistema. Se houver sistema de aquecimento, coloque o interruptor do painel na posição “ligado” para permitir o máximo de drenagem.   
  • Esvazie o sistema, drenando as impurezas, e lave com água corrente até que a água que sair esteja clara e limpa. 
  • Complete o radiador com água e um fluido de arrefecimento. 

Produto recomendado para esse processo em todos os modelos de automóveis, o Action Flush, da Tirreno, é um fluido de limpeza que age na descontaminação do sistema de arrefecimento do motor. Ele faz a remoção total de resíduos, incluindo ferrugem e depósitos de cálcio, e possui baixa formação de espuma, para facilitar o enxágue. 

Após a limpeza, é importante reabastecer o radiador não somente com água desmineralizada, mas também com um fluido de arrefecimento de alta qualidade, para evitar que as impurezas voltem a se acumular no sistema. Além de manter o sistema limpo, esse produto ajuda a protegê-lo contra temperaturas extremas, tanto de calor quanto de frio. A linha Aditech, da Tirreno, possui opções que correspondem às especificações originais de todos os fabricantes de automóveis (OEM original). E lembre-se: realize a troca do líquido sempre no prazo recomendado pelo manual do veículo – que, na maioria dos modelos, é de cerca de um ano.