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Dicas Mobil

Sua moto pode estar em perigo. Fique de olho nesses sintomas 

Tudo parecia estar normal com a moto, mas de repente – sem nenhum aviso – ela te deixa na mão, justamente quando você mais precisava, no meio do trânsito ou da estrada. É um pesadelo, mas que pode ser evitado. No meio da correria do dia a dia, muita gente acaba descuidando da manutenção da moto e a consequência pode ser um desgaste inesperado no motor ou em componentes essenciais. Por isso, é importante estar atento a riscos que podem provocar desgastes graves – e que muitas vezes passam despercebidos até que seja tarde demais: 

Anéis de pistão e cilindros desgastados: Ficar muito tempo sem revisão e adiar a troca do filtro de ar pode favorecer o desgaste prematuro dos anéis de pistão e dos cilindros. 

Óleo de baixa qualidade ou nível baixo: A lubrificação das peças móveis do motor é essencial para seu bom funcionamento. Deixar o nível do óleo baixar, utilizar produto de qualidade inferior ou esquecer a troca no período certo pode levar a um aumento do atrito entre os componentes, resultando em desgaste prematuro e até falhas graves no motor.  

Superaquecimento: Problemas no sistema de arrefecimento podem causar danos irreversíveis em componentes mecânicos importantes, como a junta do cabeçote, e provocar até panes elétricas. Para as motos que possuem sistema de arrefecimento a água, recomenda-se atentar para a qualidade do fluido utilizado. Uso de água da torneira pode causar corrosão no motor. Ou seja, descuidar da qualidade e do nível do fluido de arrefecimento ou ignorar falhas no radiador pode ter consequências gravíssimas. Dê preferência a fluidos prontos para uso. 

Problemas mecânicos não detectados: Ao passar muito tempo sem revisão, diversos problemas podem se acumular sem que o dono da moto perceba. Válvulas mal ajustadas, vazamentos, trincas nas juntas do cabeçote e compressão baixa podem causar desgastes inesperados – e causar um susto na pior hora.  

Combustível de baixa qualidade: Combustível adulterado (gasolina ou álcool) pode ser um assassino silencioso do motor da moto, provocando corrosão e desgastes em peças como pistões, anéis de segmento e cilindros. Também pode contaminar o óleo, prejudicando a lubrificação. Além do que, o combustível “batizado” permite a formação de borra e a carbonização de partes sensíveis do motor.  

Todos esses problemas podem passar despercebidos, mas o motociclista pode detectar sinais de alerta se estiver atento a alguns sintomas, ainda que sutis: 

  • Ruídos anormais, como batidas ou cliques ao acionar o motor 
  • Dificuldade para acelerar ou sensação de perda de potência 
  • Aumento repentino no consumo de combustível  
  • Vazamentos de óleo ou outros fluidos 

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