Voltar
Dicas Mobil

Economia e renda extra na oficina: as vantagens da energia solar 

Energias renováveis são uma tendência mundial. Com a diminuição do preço dos painéis fotovoltaicos (os populares painéis solares, que captam energia da radiação solar e a transformam em energia elétrica) e a instalação de um número cada vez maior de turbinas de energia eólica, o Brasil vem se destacando como um dos países líderes em energias renováveis. Isso porque, mesmo antes dessas novas tecnologias, a maior parte da energia elétrica consumida aqui já vinha de usinas hidrelétricas, que também são uma fonte renovável. Mas o que as oficinas mecânicas têm a ver com isso? Basicamente, uma grande oportunidade de reduzir custos e até obter uma fonte adicional de recursos. Vamos explicar: 

A energia elétrica é uma das principais despesas fixas de uma oficina, representando, em média, 15% do custo total da operação. Como a instalação de painéis solares já se tornou acessível, inclusive para pequenos negócios, diversas oficinas têm investido na instalação desses equipamentos para aproveitar a energia solar e reduzir – eventualmente em até 100% – a conta de luz. O investimento inicial se paga, na maioria das vezes, em 3 a 5 anos. Além disso, dependendo do consumo de energia da oficina e de sua localização, ela pode gerar uma quantidade de energia solar que não conseguirá consumir. Esse excedente pode ser repassado à distribuidora de energia da região, que paga por ele e pode gerar um saldo positivo. Ou seja, trata-se de uma fonte de renda que não exige trabalho além da instalação e da manutenção dos painéis fotovoltaicos. 

Além do uso dos painéis, outras medidas também podem ser adotadas para reduzir o consumo de eletricidade nas oficinas. Uma delas é a troca das telhas tradicionais por telhas translúcidas, que permitem uma entrada maior de luz natural e, portanto, reduzem a necessidade de usar energia elétrica para iluminar o ambiente. Obviamente, isso não é possível em todos os tipos de construções. Por isso, há outra alternativa: realizar uma revisão de tudo aquilo que consome eletricidade nas instalações, buscando alternativas mais modernas e eficientes. Trocar lâmpadas convencionais por LEDs é a primeira medida. Também vale a pena avaliar todos os equipamentos utilizados, porque, frequentemente, eles podem ser substituídos por outros mais modernos, que consomem menos energia e ainda oferecem maior eficiência – proporcionando ganho de tempo na realização de vários processos.  

Para saber o que pode ser feito, vale a pena entrar em contato com empresas especializadas em painéis solares na sua região. A maioria delas se dispõe a fazer um diagnóstico gratuito, calculando a quantidade de painéis solares que pode ser instalada em cada lugar, prevendo a quantidade de eletricidade que será gerada e elaborando um estudo de eficiência energética, para que você possa modernizar suas instalações. Esse tipo de reforma pode, inclusive, ser financiado com juros menores por uma série de bancos – públicos e privados – que possuem linhas de crédito subsidiadas.