Voltar
Dicas Mobil

Defesa contra o superaquecimento e tempo de troca estendida 

Sempre que um caminhão fica parado por problemas de manutenção, isso representa um verdadeiro pesadelo tanto para o motorista quanto para o gestor da frota. Agora imagine se esse tipo de problema pudesse ser evitado com uma simples medida preventiva. A verdade é que casos de caminhões sofrendo com superaquecimento do motor são muito comuns no dia a dia, e a melhor maneira de prevenir esse tipo de falha é garantir que o sistema de arrefecimento esteja sempre abastecido com a solução correta. Utilizar o fluido adequado é fundamental, pois ele não só mantém a temperatura de trabalho do motor dentro dos parâmetros ideais, como também protege todos os componentes do sistema de arrefecimento, além de preservar peças extremamente sensíveis, como a junta do cabeçote, o câmbio e outros sistemas que ficam em risco quando o motor opera fora da faixa de temperatura recomendada. Manter o motor funcionando com um fluido de alta performance é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes para assegurar não apenas o controle térmico, mas também a proteção contra corrosão, cavitação — que é a formação de bolhas que podem danificar seriamente os componentes — e o desgaste prematuro de peças. Pensando exatamente nesse cenário, a Tirreno, marca original das montadoras, desenvolveu o Aditech OT-C+, um aditivo de arrefecimento de alto desempenho que contém a exclusiva tecnologia SP-Shield Protection. Essa tecnologia utiliza inibidores de corrosão orgânicos, conhecidos como OAT, capazes de oferecer uma proteção extremamente eficiente não só ao motor, mas também ao câmbio e a outros sistemas interligados. Um dos grandes diferenciais desse aditivo é a sua durabilidade, com um intervalo de troca que pode chegar a 1.600.000 km ou até oito anos, garantindo tranquilidade, economia com manutenção corretiva e aumento significativo da vida útil dos componentes do sistema de arrefecimento. É uma solução inteligente, segura e altamente recomendada para quem busca reduzir paradas não programadas, aumentar a disponibilidade da frota e preservar o desempenho dos caminhões. 

Suas principais vantagens são: 

Proteção e compatibilidade: protege componentes do motor, incluindo blocos com ligas de alumínio brasado, partes plásticas, mangueiras e selos, aumentando a durabilidade desses elementos e prevenindo vazamentos. 

Melhor troca térmica: Otimiza a dissipação de calor do motor, mantendo a temperatura constante dentro da faixa ideal de funcionamento, entre 85º e 95º. 

Lubrificação: Lubrifica o selo da bomba d’água, e contribui para o aumento da vida útil das mangueiras e da válvula termostática. 

Vida útil e intervalo de troca: Possui um intervalo de troca estendido de até 8 anos ou 1.600.000 km, desde que mantida a concentração recomendada. 

Além dos caminhões: indicado para diversos tipos de veículos pesados, incluindo máquinas agrícolas, máquinas off-road e motores estacionários contemplando a uma durabilidade de até 16.000 horas. 

O OT-C +atende ou supera as normas técnicas e as especificações dos principais fabricantes:  ASTM D6210 e ASTM D7583;  Detroit Diesel 93K217; Mercedes Benz 7700; DBL 326.3; John Deere H24A2 e H24C2; MTU 5048; Behr Radiator; MAN 324 SNF; Navistar;  CEMS-B1-Type A; CAT EC-1; TMC RP 329; Cummins CES 14439; DAF MAT 74002; Volvo VCS 418-0001; VW TL 774-D/F; Ford WSS-M97B44-D; MWM TR-2091 GR.2, MTU 5048; Jenbacher TA 1000-0200.