
Proteção e economia para os motores turbo, híbridos e plug-in
A evolução da tecnologia dos automóveis só é possível porque, ao lado dela, também acontece a evolução dos lubrificantes, que permitem aos motores modernos atingirem o desempenho projetado pelos engenheiros. É por isso que, em 31 de março de 2025, entrou em vigor uma nova especificação para óleos de motor, a API SQ ILSAC GF-7. Ela é estabelecida pelo Instituto Americano de Petróleo (a sigla em inglês é API), e pelo Comitê Internacional de Especificação de Lubrificantes (a sigla em inglês é ILSAC). Foi projetada especialmente para os veículos mais modernos – como os equipados com motores turbo – e de olho principalmente nos híbridos que combinam motores a combustão e elétricos, porque eles possuem características que são desafiadoras para a lubrificação.
Tanto nos modelos híbridos convencionais quanto nos híbridos plug-in, os motores elétricos são apoiados por um motor a combustão que funciona de forma intermitente. Como ele não está atuando o tempo todo, não atinge as mesmas temperaturas que nos carros convencionais, e muito raramente chega à temperatura ideal para o lubrificante. Isso cria um perigo maior de corrosão. Quando o motor não está quente o suficiente, o vapor de água gerado na combustão se liquefaz e em contato com o metal pode significar ferrugem e corrosão. As novas especificações significam que esses óleos protegem o motor mesmo nessas condições.
Mas não é só isso. Eles ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, no dia a dia, ajudam a economizar combustível. De acordo com os testes realizados em condições de uso real, ele pode chegar a 4,3% de economia em relação ao consumo dos carros que rodam com óleos do padrão anterior. Esses lubrificantes melhoram a proteção contra o degaste promovido pela pré-ignição de baixa velocidade (LSPI), outro grande problema dos motores modernos. Fornecem proteção LSPI do lubrificante após o intervalo de troca padrão – ou seja, o óleo tem que manter sua capacidade de proteção durante todo o intervalo em que está sendo usado. Permitem o controle de depósito nos pistões e contribuem para maior proteção da corrente de distribuição e para a manutenção de suas medidas. Eles também atendem a demandas operacionais específicas dos motores híbridos, como desgaste do trem de válvulas em baixa temperatura e redução de cinzas sulfatadas.
Sempre na linha de frente da tecnologia, a linha de lubrificantes Mobil™ tem produtos que atendem a todas as motorizações que demandam as novas especificações – e ainda melhoram a performance dos motores de gerações anteriores:
Mobil Super™ Sintético 0W-20:
Óleo com viscosidade mais leve, que flui melhor em temperaturas baixas, ideal para motores com sistemas de partida e parada (start-stop),que exigem partida rápida e eficiente mesmo em condições frias.
Mobil Super™ Sintético 5W-30:
Oferece equilíbrio entre a fluidez em temperaturas baixas e a proteção do motor em temperaturas mais elevadas, o que o torna adequado para uma vasta gama de aplicações.