Voltar
Dicas Mobil

5G vai mudar a gestão das frotas 

Pense em frotas que trabalham conectadas a uma internet de altíssima potência, com a ajuda de inteligência artificial, muitas vezes substituindo os próprios motoristas, realizando operações mais inteligentes, sustentáveis e com novas formas de criar valor. É uma das promessas da 5G-Avançada, que já está sendo implantada na China.   

A 5G-Avançada promete a seguinte performance: 10 Gbps para downloads (suficiente para baixar um filme em HD em segundos); 1 Gbps para uploads (permitindo compartilhamento instantâneo de arquivos pesados); capacidade para até 100 bilhões de dispositivos conectados simultaneamente, o que significa streaming em 4K sem travamentos, jogos em nuvem sem lag, assistentes de IA em tempo real e veículos autônomos mais seguros. 

Em Pequim, a primeira rede 5G-Avançada cobre desde ruas e metrôs até estádios e espaços aéreos. Para seu funcionamento, ela utiliza bandas altas para oferecer capacidade (ideal para locais com grande concentração de pessoas, como estádios); bandas médias para garantir cobertura urbana; e bandas baixas para atender áreas subterrâneas e de baixa altitude. Ela inclui 300 MHz na primeira rede 5G-A subterrânea no Metrô de Pequim (Linha 3); 10 Gbps de cobertura de baixa altitude ao longo da Grande Muralha da China; 2,4 Gbps de download e 146 Mbps de upload dentro de túneis de metrô; e 90% de cobertura em áreas críticas, como o Distrito Financeiro. Na primeira etapa de expansão global da tecnologia, ela deverá ser implementada em 39 cidades e 300 locais estratégicos, incluindo os Jogos Asiáticos de Inverno de 2025. 

Para quem está preocupado em movimentar cargas e passageiros de um lado para o outro, a mudança é total. Desde a troca de informações até a possibilidade de incorporar funcionalidades hoje inexistentes, desde a transmissão de filmes por streaming para os passageiros do transporte coletivo até a realização de reparos automatizados em veículos com o uso de robôs e inteligência artificial, em tempo real.  

Em uma mina de carvão na China, 100 caminhões elétricos autônomos estão operando sem motoristas, graças à 5G-A, e esse número vai chegar a 300 nos próximos anos. No Brasil, a Claro Empresas já está instalando uma rede semelhante para a mina da Gerdau em Ouro Preto, Minas Gerais. Essa infraestrutura permitirá que a empresa adote o uso de veículos controlados remotamente, Internet das Coisas e aplicações de inteligência artificial, e beneficiará também as comunidades da região, já que a rede será aberta.  

Saiba mais nos sites Frota & Cia, Teletime e Estadão.