
Enfarte (ou infarto, as duas formas são corretas) é um ataque cardíaco provocado pelo entupimento das artérias do coração. Motos não podem ter isso, obviamente, mas é comum que elas sofram de um problema muito parecido: a carbonização. Se sua moto está falhando em marcha lenta, tem dificuldade para dar a partida, solta muita fumaça pelo escapamento ou consome muito combustível, fique de olho, pode ser essa a razão.
Mas o que é a carbonização? Nada mais nada menos do que o acúmulo de carbono no interior do motor, causado pela queima irregular de combustível e problemas na eliminação dos poluentes. Ela acontece com frequência em motos que rodam muito na cidade, em trajetos curtos, e raramente pegam a estrada. Quando a moto circula por pouco tempo, estaciona, circula mais um pouco e para novamente, o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento. Isso dificulta a queima correta do combustível e favorece a acumulação de resíduos. Além disso, o uso de combustível de baixa qualidade tende a agravar o problema, porque gera mais resíduos do que o combustível para o qual a moto foi projetada.
Quem olha um motor carbonizado por dentro percebe o acúmulo de resíduos escuros, que podem se tornar muito espessos. Esses resíduos podem se acumular nas válvulas, nos pistões, nos cilindros e no corpo da borboleta da moto, prejudicando o funcionamento correto do motor. O motor pode superaquecer e, se o entupimento for severo, falhar com frequência e até sofrer danos graves. Quando esses resíduos obstruem peças, como o bico injetor e o carburador, a mistura ar/combustível fica incorreta, provocando a marcha lenta irregular. Sensores sujos e válvulas com crostas de carbono também impactam negativamente o funcionamento do motor em marcha lenta.
Mas como saber se o motor está carbonizando? Vale a pena ficar de olho nos principais sintomas:
- Perda de desempenho, com falta de potência e aceleração irregular.
- Dificuldade para dar a partida.
- Irregularidade na marcha lenta, com oscilações ou falhas na estabilização da rotação.
- Consumo de combustível que aumenta sem explicação.
- Barulhos estranhos no motor.
- Fumaça mais escura ou grossa saindo do escapamento.
A boa notícia é que, fazendo manutenção regular, esse problema pode ser minimizado e corrigido antes que ocorra uma carbonização grave. Se o motor já estiver carbonizado, há duas maneiras de resolver o problema. A primeira é usando aditivos apropriados para isso, que são colocados no combustível e limpam o motor por dentro, dissolvendo a fuligem acumulada. Essa é a maneira mais fácil, usada quando o caso não é grave. A segunda é a desmontagem do motor para a limpeza interna das peças, uma operação que só deve ser feita por um mecânico de confiança.
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