
A suspensão do carro parece uma estrutura relativamente simples. Mas, quando ela tem problemas, os efeitos podem ser graves, comprometendo a segurança e a estabilidade ao dirigir. Mesmo que o problema não chegue a ser sério, sempre será suficiente para comprometer o conforto e a qualidade da direção – o que já é motivo suficiente para se tomar providências rapidamente.
Um dos motivos pelos quais os problemas na suspensão às vezes não são resolvidos de imediato é que eles podem ser confundidos com defeitos em outras partes do carro. Trepidações no volante e desgaste irregular dos pneus, por exemplo, às vezes são interpretadas como problemas de alinhamento ou balanceamento das rodas. Assim como ruídos de estalos podem ser confundidos com problemas na direção. Então, é importante reconhecer quais os principais sintomas de problemas na suspensão. Estes são os mais frequentes:
- O carro parece mais baixo de um dos lados, ou em um dos cantos, mesmo quando está parado em um terreno plano, e mesmo se os pneus estão corretamente calibrados.
- O volante parece mais duro, difícil de girar. Ou, pelo contrário, parece muito solto, dando a sensação de menos controle.
- Ruídos fora do comum ao passar por buracos, lombadas, ou quando se gira o volante – estalos, rangidos ou sons metálicos, que sinalizam peças desgastadas, soltas ou danificadas.
- Sensação do carro mais “frouxo”, saltando e sentindo cada solavanco.
- Durante a marcha, o carro parece sempre puxar mais para determinado lado.
- Falta de estabilidade nas curvas, com tendência do carro a sair de frente. Frequentemente acompanhada por desgaste mais acelerado dos pneus.
- Ruído de batidas secas quando o carro passa sobre asfalto irregular.
Uma das maneiras mais seguras de perceber um problema na suspensão é notar que ele não depende tanto da velocidade do carro, e sim do estado do asfalto. Ao passar por irregularidades ou buracos, mesmo em baixa velocidade, o carro vai “sentir” mais que o normal. Um método fácil de confirmar o problema é pressionar com força cada um dos cantos do carro, jogando o peso do corpo para baixo para dar um impulso forte. Se qualquer dos lados do carro continuar balançando depois que for solto, provavelmente os amortecedores estão desgastados.
Quando se percebe que a suspensão está com problemas, é importante levar o carro a um mecânico de confiança. Ele irá verificar a pressão nos amortecedores, a condição das molas e coxins, assim como as buchas e pivôs da suspensão. São peças de fácil reposição e custo relativamente baixo em relação a outros sistemas, como o câmbio ou a direção hidráulica, mas precisam sempre estar em perfeitas condições para garantir a segurança e o conforto do motorista e dos passageiros.