
No mercado brasileiro, os veículos híbridos e elétricos formam o grupo que mais cresce em vendas. Somente no primeiro semestre de 2025, foram 86.849 carros emplacados, um aumento de 9,5% em relação ao mesmo período de 2024, segundo a ABVE, associação que representa os eletrificados.
A maior parte da frota brasileira eletrificada é composta pelos híbridos (HEV), que conjugam um motor elétrico com outro a combustível, e pelos híbridos plug-in (PHEV), que possuem baterias maiores, funcionam da mesma maneira, mas também podem completar sua carga em tomadas ou carregadores. Entre os eletrificados emplacados em agosto, 46% foram híbridos plug-in (PHEV) e 13% híbridos (HEV). Outros 20% foram os híbridos leves (MHEV), nos quais o motor elétrico é apenas um auxiliar do motor a explosão, ajudando a reduzir o consumo de combustível.
Os brasileiros parecem preferir os híbridos porque eles possuem mais autonomia que a maioria dos elétricos “puros”, e também porque há muitos modelos acessíveis. De olho nessa preferência, diversos fabricantes estão trazendo novos modelos híbridos, para aumentar a lista de opções dos consumidores.
A chinesa BYD anunciou que, em sua nova fábrica em Camaçari (BA), irá produzir o modelo Song Pro híbrido plug-in, em uma versão flex, ou seja, um carro que além de funcionar à bateria e poder ser carregado na tomada, poderá rodar também com gasolina e álcool. Será o segundo carro com todas essas opções disponível no Brasil, ao lado do Corolla Hybrid Flex, da Toyota. Já a também chinesa Geely, que chegou ao país com veículos elétricos “puros”, anunciou que vai trazer ao mercado brasileiro um híbrido, o Starship 7, a partir de 2026. A coreana Hyundai, que tem o SUV Creta como um de seus sucessos, está preparando uma versão híbrida do veículo.
Todos esses veículos irão disputar mercado com os híbridos que estão desembarcando agora no mercado nacional, em um cardápio que tem novidades para todos os perfis, do BMW X3 híbrido plug-in ao Ford Maverick Hybrid, passando pelo Peugeot 208 híbrido, o Toyota Yaris Cross Hybrid e o Aion GS3, da GAC Motors.
Saiba mais sobre o assunto nos sites Auto Esporte, Mobiauto, Autoo, Quatro Rodas, Auto Esporte e Auto Esporte.