
Os óleos sintéticos marcaram a maior revolução na história dos lubrificantes, graças à sua base química sintetizada, que garante maior resistência à oxidação, excelente fluidez em baixas temperaturas e durabilidade superior, eles permitiram que os motores modernos funcionassem com maior precisão, e que motores menores pudessem atingir uma potência maior, incorporando recursos como turbocompressores. Sua eficiência garante que esses motores, mesmo submetidos a maiores pressões e temperaturas mais elevadas, estejam sempre protegidos e operando nas melhores condições.
Mas os lubrificantes sintéticos modernos não são melhores apenas por causa do óleo base, que representa cerca de 80% a 85% do volume do lubrificante. Os 15% a 20% restantes são compostos por ingredientes igualmente importantes, que são os aditivos com tecnologias mais avançadas. As pesquisas que permitiram produzir os óleos sintéticos em laboratório também permitiram desenvolver uma série de outras substâncias, como modificadores do índice de viscosidade, antioxidantes mais poderosos e substâncias que previnem o desgaste das peças metálicas. Todas essas substâncias, otimizadas para funcionar em condições extremas.
Esses aditivos cumprem uma série de funções:
- Antioxidantes. Protegem o lubrificante da oxidação, que faz o óleo se degradar ao reagir com o oxigênio da atmosfera. Um óleo oxidado perde seu poder de proteger o motor.
- Detergentes. Previne que os produtos de oxidação (gomas/borras) que são formados no óleo se depositem nas peças metálicas, auxiliando na manutenção da limpeza do motor.
- Antidesgaste. Formam uma película protetora sobre a superfície dos componentes, reduzindo o atrito entre as suas superfícies e impedindo que se desgastem prematuramente.
- Anticorrosivos. Protegem o motor contra a corrosão e a acidez que causam desgaste.
- Antiespumantes. Evitam a formação de bolhas e espuma no óleo, que comprometeriam sua eficiência.
- Abaixadores de ponto de fluidez. Nas baixas temperaturas, garantem que o óleo continue viscoso.
- Melhoradores do índice de viscosidade. Fazem com que a viscosidade do óleo seja menos sensível a variação de temperatura, permitindo a formulação de óleos multigraus como SAE 20W-50, 5W-30, 0W-20, por exemplo.
- Antiferrugem. Protegem as superfícies metálicas do enferrujamento causado por oxigênio, umidade e calor.
A linha de lubrificantes Mobil™, pioneira mundial nos lubrificantes sintéticos, também é líder na tecnologia de aditivos. Encontre aqui o óleo ideal para o seu carro, com o pacote de aditivos desenvolvido sob medida para suas necessidades.