
Quando se fala em sustentabilidade, o que vem à cabeça da maioria das pessoas são atividades como reciclagem de lixo e uso de energia solar. Mas para quem quer ter uma oficina realmente sustentável, um dos pontos mais importantes é a organização do ambiente. Com alguma atenção à disposição dos itens e da área de trabalho, é possível aumentar a eficiência operacional, ganhar tempo nos reparos, reduzir desperdícios – e todas essas coisas podem ser traduzidas em melhor rentabilidade e sustentabilidade.
Uma boa organização espacial faz com que se perca menos tempo durante o dia-a-dia da oficina. E ganhar tempo significa ter mais horas de trabalho efetivo, o que permite fazer os reparos mais rapidamente e atender mais clientes no mesmo período. Além disso, fazer os serviços mais rapidamente significa, por exemplo, gastar menos energia elétrica.
O gerente precisa estar posicionado em um lugar onde possa ver o que acontece em todas as áreas – recepção, área de espera e área de trabalho. O controle dos processos em andamento pode ser feito através de marcações facilmente legíveis – por exemplo, com um quadro que mostre a “fila” dos serviços, e eventualmente com fichas listando os trabalhos em cada veículo, como se fosse a ficha de um paciente no hospital.
É importante organizar o espaço pensando no roteiro que os carros vão seguir, da fase da chegada até o reparo e a entrega, organizando a oficina de maneira que não seja preciso ficar puxando carros de lá para cá o tempo todo. Também é preciso pensar na facilidade de manobrar os veículos – se o galpão está todo ocupado com elevadores, não sobra espaço para manobrar carros fora do elevador que às vezes o cliente pode ter levado só para “dar uma olhada”.
As peças e as ferramentas devem ser colocadas em locais onde o acesso seja facilitado. Importante pensar que, dependendo do layout de uma oficina, entre 30% e 50% do tempo diário de um funcionário podem ser gastos indo e voltando para buscar peças e ferramentas, e manobrando carros de um lado para o outro. Para planejar corretamente, é preciso entender qual o tipo de trabalho que cada oficina faz, as características do imóvel em que ela está instalada, o comportamento dos clientes.
Pensar um espaço limpo e organizado, com áreas específicas para separação de resíduos, não aumenta apenas a sustentabilidade – garante a limpeza, e dá ao cliente a sensação de organização e profissionalismo.
Dentro dos espaços, substituir as lâmpadas comuns por LEDs e utilizar sensores de presença são boas formas de economizar energia. Se for possível instalar painéis solares para economizar energia, melhor ainda. Em relação ao consumo de água, sistemas de captação e aproveitamento de água da chuva ajudam a diminuir o uso de água da rede. Para lavar peças, também há sistemas que permitem reutilizar solventes, reduzindo o desperdício.