
Cuidar bem da moto é uma obsessão para a maioria dos motociclistas, mas um ponto no qual muitos deles falham, sem querer, é a manutenção da correia da moto. Não se trata de falta de atenção, mas do uso de produtos inadequados que, além de não proporcionarem um bom desempenho, acabam fragilizando esse mecanismo tão importante.
As correntes das motos precisam de cuidados especiais porque, além de seu papel fundamental na transmissão de energia do motor, estão muito mais expostas ao sol, à umidade e à sujeira do que os motores dos carros, por exemplo. Também as sujeiras que aderem a ela, se não forem devidamente repelidas pelo lubrificante, acabam entrando no sistema e atrapalhando a transmissão da força entre pinhão e coroa.
Muita gente acaba utilizando óleos genéricos, óleo de motor queimado ou graxa branca nessa corrente, mas isso é um erro. Testes mostram que a graxa branca, por exemplo, não penetra dentro dos elos metálicos, onde precisaria lubrificar pinos, buchas e rolos. Pior, tende a se acumular no pinhão, formando uma massa que se mistura com a sujeira e atrapalha o desempenho, em vez de melhorá-lo. Isso acontece inclusive com a versão spray da graxa, assim como com qualquer outro lubrificante demasiadamente viscoso. Por outro lado, lubrificantes genéricos costumam ter viscosidade muito baixa, por isso, dispersam-se rapidamente e não conseguem fornecer a proteção necessária.
Para evitar esses problemas, foram desenvolvidos lubrificantes específicos para correntes de motos. Eles possuem três características fundamentais:
- Proteção contra água e umidade
- Proteção contra desgaste das peças
- Proteção contra sujeira e impurezas que poderiam entrar no mecanismo
Além disso, esses lubrificantes são criados para serem compatíveis com os O-rings, anéis de borracha que existem nas correntes de muitas motos para impedir entrada de sujeira no mecanismo. Os óleos especiais para corrente não causam o problema comum a muitos lubrificantes genéricos, que é se tornarem corrosivos contra os plásticos e as borrachas usados na vedação.
O lubrificante especial para correntes reduz o atrito entre os elos, evita o desgaste prematuro e protege contra a corrosão e a sujeira. Evita a acumulação de detritos e protege não apenas a corrente, mas também todo o kit de transmissão, incluindo a coroa e o pinhão.
A linha Mobil™ possui um lubrificante específico para correias de motos, o Mobil Super Moto ™ Lubrificante de Correntes, com grau SAE 90, que proporciona alto desempenho das engrenagens, resiste a cargas elevadas e altas temperaturas, não agride peças plásticas e protege contra condições extremas em sistemas de transmissão.