
Apesar do crescimento das vendas dos carros elétricos em todo o mundo, o mercado tem confirmado a previsão dos especialistas de que não haverá um caminho único no desenvolvimento de motores sustentáveis. Prova disso é que, no Brasil, em 2026, serão lançados modelos de veículos com opções de motorização inéditas, destinados a economizar combustível e reduzir drasticamente as emissões de poluentes.
A revista Auto Esporte revela que a Bosch, em parceria com montadoras brasileiras, desenvolveu um motor flex que funciona tanto com diesel quanto com etanol, dois combustíveis tão diferentes que, antigamente, acreditava-se ser impossível utilizá-los em um mesmo motor.
O texto da Auto Esporte explica que o etanol tem baixa inflamabilidade, alto calor de vaporização e número de cetano muito inferior ao do diesel, o que dificulta sua ignição em motores a compressão. Para contornar esse desafio, o sistema desenvolvido pela Bosch, chamado dual-fuel, usa uma pequena quantidade de diesel injetada diretamente na câmara para iniciar a combustão. Já o etanol é injetado no coletor de admissão ou diretamente na câmara. “É como usar o diesel como uma vela [de ignição] líquida”, resume Renato Romio, chefe da divisão de motores do Instituto Mauá de Tecnologia, em entrevista à reportagem. O motor pode operar com até 70% de etanol e já está sendo testado em veículos comerciais leves de vários fabricantes.
Transformar um motor a diesel para funcionar com etanol exigiu uma série de inovações. Ele recebeu, por exemplo, dois sistemas de injeção independentes, uma central eletrônica (ECU) reprogramada para controlar o tempo e a quantidade de cada combustível, e componentes que pudessem suportar o etanol, que é corrosivo e tem baixa lubricidade. O motor pode trabalhar com diversas proporções entre diesel e etanol, mas estuda-se a possibilidade de uma versão simplificada, com proporção fixa de 50% para cada combustível.
A maior vantagem do novo motor é reduzir as emissões de CO2, monóxido de carbono e material particulado.
A Auto Esporte também revelou que a Dolphin, fabricante chinesa de veículos elétricos, que já planejava o lançamento de veículos híbridos no país, também irá lançar um híbrido plug-in.
Saiba mais sobre os temas no site da Auto Esporte: motor híbrido diesel/etanol e o novo modelo híbrido plug-in.