Voltar
Dicas Mobil

A vela do carro está suja. Posso limpar? 

As velas de ignição costumam durar entre 30.000 km e 80.000 km. Modelos feitos com platina ou irídio podem durar mais, mas o uso em condições extremas – como tráfego intenso com muitas paradas e partidas – pode ter sua vida útil encurtada pela metade. Por isso, é importante verificar periodicamente as velas do carro, baseando-se nos prazos indicados pelo manual do proprietário.  

Sintomas como motor falhando, dificuldade para dar a partida, marcha lenta instável e engasgos podem indicar problemas nas velas. Nesses casos, o ideal é consultar um mecânico de confiança. Se você tem experiência em mecânica automotiva, pode inspecionar as velas por conta própria. Independentemente da quilometragem, se elas estiverem com uma cor puxando para o amarelado, ou então acinzentado, quer dizer que já estão mais para lá do que para cá. Se tiverem vestígios de carvão nas extremidades, também estão no fim da vida. E, caso estejam superaquecendo, estarão esbranquiçadas ou poderão ter pontos pretos em sua superfície. Também podem apresentar rachaduras ou erosões. Em todos esses casos, a solução é trocar. 

Porém, pode ser simplesmente que as velas estejam sujas. Nesse caso, uma limpeza pode garantir que alcancem toda sua vida útil, fazendo com que o carro volte a rodar melhor até a troca. Tanto no caso da limpeza quanto da troca, o mais recomendado é deixar o serviço com um mecânico. Isso porque, ao checar o estado das velas, ele também vai verificar os cabos de vela, os bicos injetores e os cabos de freio, para conferir se não havia mesmo nenhum outro problema. O mecânico possui experiência, ferramentas e o tempo necessário para examinar e fazer a limpeza – ou a troca – corretamente.   

Mas, se mesmo assim o motorista quiser limpar as velas do carro, é preciso seguir as seguintes etapas: 

  • Desligue o carro e aguarde o motor esfriar.  
  • Localize as velas, anotando a posição de cada uma para poder recolocar corretamente depois. 
  • Examine as velas. Se elas não tiverem sinais de problemas, como os que citamos anteriormente, limpe suavemente os resíduos de óleo, ferrugem ou carvão. Passe, com cuidado, uma escova de aço na rosca de cada vela para não raspar a ponta por onde sai a faísca. Para terminar, limpe a extremidade das velas com fluido descarbonizante. 
  • Verifique a distância entre os eletrodos e, se necessário, ajuste-a usando uma ferramenta adequada.  
  • Recoloque as velas no lugar, sem apertar demais e sem passar lubrificantes na rosca.  

Pintou qualquer dúvida? Desconfiou de algum problema? Não bobeie! Leve ao mecânico. Afinal, ele é o especialista e vai ajudar a proteger o motor do seu carro.