Voltar
Dicas Mobil

Adicionar aditivos ao óleo do motor para melhorar o desempenho?

Todo mundo gosta de cuidar do próprio carro. Afinal, é um dos bens mais valiosos de uma família. Dependendo do modelo, pode ser motivo de grande orgulho para o seu dono. Então, nada mais natural do que fazer o melhor para que ele esteja sempre em bom estado, com a manutenção em dia e alcançando o melhor desempenho.

Por isso, que, ao parar no posto de gasolina, quando o frentista oferece um aditivo para adicionar no óleo do carro, muita gente acaba comprando. Não faça isso!

Os lubrificantes são desenvolvidos por equipes técnicas altamente especializadas, com engenheiros e cientistas que fazem milhares de horas de testes para encontrar a fórmula mais eficiente de cada óleo. Aquela que funciona da melhor maneira para cada especificação determinada pelos fabricantes de automóveis. Nessa fórmula já está incluída a combinação de aditivos que, comparada a todas as alternativas, apresentou o melhor resultado. Isso significa que incluir mais aditivo no lubrificante é totalmente desnecessário.

Além de ser desnecessário, colocar aditivos extras pode ser perigoso. Isso porque a fórmula de cada óleo é cuidadosamente balanceada para a máxima eficiência e a maior durabilidade possível. No caso de produtos mais modernos, como os lubrificantes sintéticos e semissintéticos, os aditivos selecionados são extremamente complexos, e misturá-los com outros aditivos pode causar reações químicas que reduzem a eficiência do lubrificante em vez de aumentar. Estes são os principais riscos:

  • Gasto desnecessário: Na melhor hipótese, comprar um aditivo além daqueles que estão no óleo é uma despesa inútil.
  • Reações químicas: A mistura dos aditivos pode provocar a degradação do óleo ou ocasionar depósitos indesejáveis.
  • Separação de fases: Aditivos incompatíveis podem causar a formação de duas fases no óleo, o que pode causar desgaste acelerado das peças e falhas mecânicas graves.
  • Perda de performance: O aditivo extra pode causar perda de eficiência no lubrificante, perdendo propriedades antioxidantes, dispersantes e de proteção contra o desgaste.

Os lubrificantes da linha Mobil™ possuem a mais moderna tecnologia de aditivação e, por isso, são recomendados e aprovados pelas principais marcas de automóveis. Encontre aqui o recomendado para o seu modelo.