Fluido anticongelante, ou melhor, fluido para o sistema de arrefecimento do motor, popularmente chamado de fluido para radiador, para que serve? Precisa usar no Brasil?
O Brasil é um país tropical, mas isso não significa que o motor do veículo não precise de fluido anticongelante. Por quê? Porque esse líquido é um importante protetor do motor e serve para muito mais do que apenas evitar o congelamento. Ele é fundamental para garantir a manutenção da temperatura das peças do motor e seu funcionamento eficiente e seguro.
Um fluido para radiador é formado por três produtos: água, responsável pela troca de calor, inibidores de ferrugem e corrosão, responsáveis pela proteção das peças metálicas, e etilenoglicol, que se incube principalmente de evitar que a água congele em temperaturas abaixo de zero. É exatamente este último que dá ao fluido a característica anticongelante.
Então por que se chama anticongelante? Nos países frios, essa é uma de suas funções mais importantes. Nessas regiões, a água dos radiadores dos automóveis é submetida com frequência a temperaturas abaixo de zero e, sem esse aditivo, congelava, causando danos ao motor e ao sistema de arrefecimento. O fluido altera as características físicas da água, impedindo que se transforme em gelo, em baixas temperaturas, e permitindo que o motor funcione normalmente.
Mas ele também funciona exatamente para o efeito contrário, aumentando o ponto de ebulição da água em cerca de 8 °C, quando o fluido está sob pressão no sistema, evitando o superaquecimento do motor. Por isso, ele também é chamado de fluido de arrefecimento, já que protege tanto contra o excesso de frio quanto de calor. Ele garante que a transferência de calor do motor para o radiador seja eficiente, mantendo a temperatura correta e prolongando sua vida útil. Também reduz a cavitação, que é o fenômeno que ocorre quando se formam bolhas de vapor no líquido de arrefecimento, podendo danificar a bomba d’água e a superfície interna do motor.
O anticongelante também possui aditivos que protegem o sistema de arrefecimento contra corrosão e formação de depósitos, prolongando a vida útil dos componentes. Essa corrosão acontece porque a água – seja ela de torneira ou não – também tem minerais, como cloro, que reagem com as paredes metálicas do motor, criando um tipo de crosta que atrapalha o resfriamento adequado.
É importante, porém, que seja utilizado um fluido anticongelante de qualidade, compatível com as especificações estabelecidas pelo fabricante do carro. A linha Mobil™ possui fluidos de arrefecimento com anticongelantes adequados para as especificações de todas as marcas de automóveis. Consulte no site da Moove.