O verão costuma castigar os caminhões, que passam o dia inteiro rodando em alta velocidade, no asfalto quente das estradas, sob o sol intenso. O risco de superaquecimento do motor é grande. Por isso, é comum dizer que, no verão, é preciso fazer a manutenção do sistema de arrefecimento. Afinal, o prejuízo de queimar uma junta do cabeçote ou danificar o bloco do motor é algo que ninguém quer enfrentar.
O que muita gente não fala é que os cuidados com o sistema de arrefecimento não devem se limitar aos dias quentes. O motor a diesel, normalmente, precisa ser mantido entre 85 °C e 95 °C, tornando o sistema de arrefecimento um dos mais importantes para o funcionamento do caminhão. No entanto, devido ao porte e à potência desses veículos, o aquecimento do motor e o risco de atingir altas temperaturas também ocorrem no inverno. Por isso, a manutenção deve ser feita durante todo o ano, e alguns pontos precisam ser verificados periodicamente:
- Manter o sistema limpo, removendo a sujeira do radiador e de outras partes para garantir eficiência.
- Checar o nível de líquido de arrefecimento, pois, sem a quantidade adequada, é impossível manter a temperatura correta.
- Verificar o sistema de pressão para garantir que não haja vazamentos.
- Trocar o fluido de arrefecimento periodicamente, seguindo as recomendações do fabricante.
- Conferir as mangueiras e conexões, checando possíveis desgastes ou vazamentos.
Com essas medidas, em qualquer época do ano, o motor do caminhão estará protegido contra o superaquecimento. A linha Mobil™ de lubrificantes inclui fluidos para todos os modelos de caminhões, como o Mobil™ GS 333 Plus, desenvolvido especialmente para a Mercedes-Benz, com propriedades anticorrosivas e controle de temperatura mesmo em condições extremas. Já o Mobil Delvac™ Extended Life 50/50 vem pronto para uso e protege o sistema de arrefecimento por até 1.600.000 quilômetros em rodagem.
