Voltar
Dicas Mobil

Caminhões e sustentabilidade: o papel dos fluidos certos na redução de emissões

O remédio para as emissões dos caminhões 

Grandes motores a diesel, como os de caminhões e ônibus, podem emitir uma grande quantidade de poluentes que causam o efeito estufa, como o gás carbônico (CO2) e os óxidos de nitrogênio (Nox). Para corrigir isso e garantir a sustentabilidade dos veículos, permitindo com que atendam às normas ambientais mais recentes, foram criadas diversas tecnologias. A mais importante delas, que se tornou obrigatória no Brasil em 2012, é o sistema de SCR (sigla em inglês para Redução Catalítica Seletiva).  

Durante a combustão do diesel, o motor libera óxidos de nitrogênio, que são altamente nocivos – contribuem para a formação de chuva ácida e causam problemas respiratórios. O SCR possui um catalisador que faz com que esses resíduos entrem em contato com um fluido especial, o Arla 32 – também conhecido na Europa como AdBlue, e nos Estados Unidos como DEF – um composto que possui 32% de uréia de alta pureza, dissolvida em água desmineralizada. Quando isso acontece, uma reação química transforma esses óxidos em nitrogênio e vapor d’água, que são inofensivos para a saúde e para o meio ambiente. Estudos da CETESB dizem que essa tecnologia pode eliminar até 98% dos NOx emitidos. 

O Arla 32 não é misturado ao combustível, mas sim armazenado em um reservatório específico e injetado no sistema de escapamento, onde reage com os gases emitidos pela queima do diesel. Além da redução dos poluentes, o uso correto do aditivo também contribui para a economia de combustível, porque o sistema SCR melhora a eficiência da combustão, reduzindo o consumo de diesel por quilômetro rodado. Para garantir seu desempenho, é essencial que o fluido seja armazenado e reposto da maneira indicada pelas especificações do fabricante. 

Em 2023, com a introdução dos motores Euro 6, o sistema de tratamento dos gases de escape além do SCR, passou a contar o filtro de partículas diesel (DPF). A partir de então, o uso de lubrificantes de alta tecnologia passou a ser determinante para garantir o bom funcionamento e a longevidade dos motores, bem como, do sistema de tratamento dos gases de escape. Os óleos da linha Mobil Delvac CK-4, possuem formulação com a tecnologia Low SAPS (que significa baixo teor de cinzas sulfatadas, fósforo e enxofre). Eles minimizam a formação de resíduos que poderiam comprometer os sistemas de pós-tratamento de emissões, como filtros de partículas. 

Como reduzem o atrito entre as peças móveis do motor, eles promovem uma combustão mais eficiente, diminuindo o consumo de combustível e a geração de gases poluentes, além de proteger contra o desgaste, prolongando a vida útil do motor. Estudos mostram que indicam que a adoção de tecnologias como o SCR e o uso dos lubrificantes adequados podem reduzir em até 40% a poluição atmosférica em áreas urbanas, melhorando a qualidade do ar das cidades.