
Todo mundo conhece a sensação: justamente quando você precisa de potência, na hora de subir aquela ladeira, o carro não corresponde. Pior, começa a engasgar e perde força. Exatamente quando o motorista mais precisa de desempenho — não apenas na subida, mas para ultrapassar outro veículo, por exemplo – parece que o motor pegou uma gripe ou virou fumante. Essa perda de potência pode ser causada por vários fatores, mas entre os mais comuns estão problemas relacionados ao combustível e ao sistema de injeção eletrônica. Vamos entender por quê.
Um dos motivos mais frequentes para o engasgo do motor é o uso de combustível de má qualidade ou “batizado”. Gasolina ou etanol com impurezas, solventes estranhos ou baixa octanagem prejudicam a queima dentro do motor. Isso gera falhas na combustão, fazendo o carro engasgar, perder força e até “morrer” em situações de maior esforço, como nas subidas. Além do efeito direto na queima, o combustível ruim pode entupir componentes do sistema de alimentação, como os bicos injetores e filtros, o que agrava o problema. Por isso, é importante tomar cuidado, abastecer sempre em postos confiáveis e fugir de ofertas suspeitas – porque o barato pode sair caro. Obviamente nem sempre é possível abastecer naquele posto de confiança, por isso, caso perceba que colocou combustível ruim no tanque, existem aditivos que ajudam a limpar o sistema, dissolvendo resíduos e prevenindo falhas.
Outro motivo comum do engasgo são problemas com o sistema de injeção eletrônica. Ele é responsável por dosar com precisão a mistura de ar e combustível que vai para os cilindros, e se algum componente desse sistema falha — sensores, bicos injetores sujos, bomba de combustível com desempenho reduzido — a mistura fica desequilibrada, prejudicando a combustão e causando o tal engasgo. É o que acontece por exemplo quando equipamentos como o sensor de fluxo de ar (MAF) ou o sensor de posição do acelerador (TPS) estão com defeito. Bicos injetores sujos também pulverizam mal o combustível, levando a falhas e aumento no consumo de combustível. Há diversas possibilidades de causas para a tosse do seu carro, por isso vale verificar todas as possibilidades:
- Testar a qualidade do combustível e, se necessário, usar aditivos.
- Verificar e substituir velas e cabos de ignição. Equipamentos desgastados não produzem a centelha adequada para inflamar a mistura.
- Limpar ou trocar filtros de ar e combustível. Filtros de ar muito sujos não permitem a entrada de oxigênio na proporção adequada, enquanto filtros de combustível entupidos atrapalham o fluxo da gasolina ou do álcool.
- Avaliar o sistema de injeção, sensores e bicos injetores.
- Conferir o sistema de escape e o estado do catalisador. Se ele estiver entupido pode causar contrapressão no sistema de escape, forçando o motor e reduzindo seu desempenho, especialmente nas subidas.
Manutenções preventivas regulares evitam surpresas desagradáveis e garantem que o carro responda bem mesmo nas situações mais críticas.