Voltar
Dicas Mobil

Classificação SAE

Desvendando a numeração dos óleos

As numerações presentes nas embalagens dos óleos indicam a viscosidade do lubrificante. Antes de entrarmos no detalhe da classificação SAE, você pode relembrar o que é viscosidade.

O sistema de classificação SAE (Society of Automotive Enginners) é utilizado mundialmente para classificar os óleos lubrificantes automotivos quanto a sua viscosidade. Nele, estão incluídos os óleos para motor e óleos para engrenagens automotivas (transmissões e diferenciais). Ele estabelece um padrão de viscosidade para os óleos lubrificantes, indicando sua fluidez em diferentes temperaturas. Os graus de viscosidade de óleos indicados para baixas temperaturas é seguido pela letra W (do inglês Winter, que significa inverno), por exemplo 5W. Quanto menor o número, mais fluido o óleo será em temperaturas frias. Isso é importante porque em baixas temperaturas, é necessário que o óleo seja mais fluido para garantir a lubrificação adequada do motor. Este grau de viscosidade é importante para o momento em que se dá a partida no motor. O segundo número, indica o grau de viscosidade do óleo em temperaturas normais, quando o motor está aquecido, por exemplo 30.

Portanto, um óleo que atende a classificação SAE 5W-30, indica que este possui uma viscosidade apropriada para baixas temperaturas, bem como, uma viscosidade de operação normal.

Por fim, uma das partes mais importantes da classificação SAE ao escolher um óleo lubrificante, é justamente levar sempre em consideração aquela recomendada pelo fabricante. A classificação correta e o uso conforme os manuais dos fabricantes, garantirão que o óleo lubrificante fornecerá uma lubrificação adequada em diferentes condições de temperatura, ajudando a proteger e prolongar a vida útil do motor.

https://www.youtube.com/watch?v=Xn3ZKub6bAk&list=PLj68-QLwQ-6jkL6v_O9EqnArpK4YsYm1V&index=1