
Como o óleo certo deixa seu carro mais sustentável
Quando se fala na sustentabilidade de um carro, a primeira coisa que vem à cabeça é o consumo de combustível. Está certo, esse é um dos principais pontos que definem o impacto ambiental de um veículo ao longo dos anos. Mas, para garantir que o carro rode da maneira mais sustentável possível, o que também faz muita diferença são as escolhas do motorista na sua manutenção. Até porque elas ajudam a definir o consumo real de combustível, que costuma ser diferente daquele que é medido pelo fabricante, em condições ideais. Fazer as revisões no prazo certo, por exemplo, é importante para manter o motor sempre regulado. Andar com os pneus calibrados também – porque pneus com baixa pressão se desgastam mais rápido e aumentam o consumo de combustível. Uma das decisões mais importantes que o proprietário pode fazer é utilizar o óleo correto.
Importante entender que o óleo correto é um lubrificante que atenda a especificação recomendada pelo fabricante, ou superior. Nessa configuração, ele cria condições de sustentabilidade de diversas maneiras:
Protege ao máximo os componentes do motor, estendendo sua vida útil, o que significa menos trocas de peças e menos geração de sucata ao longo dos anos.
Faz o motor consumir menos combustível, porque funciona com maior eficiência.
Reduz as emissões de gases de efeito estufa, porque as especificações mais recentes de entidades como API (American Petroleum Institute) e ILSAC (o Comitê Internacional de Especificação de Lubrificantes) indicam óleos que proporcionam menor nível de emissões.
Permite reciclagem do óleo, como a linha Mobil™, distribuída no Brasil pela Moove, que através de um acordo com o instituto Jogue Limpo tem uma infraestrutura para recolhimento e reciclagem do óleo usado, que passa por um processo de rerrefino, dando origem a diesel, asfalto e outros produtos.
Permite reciclagem das embalagens, como acontece com a linha Mobil™, que possui um sistema de logística reversa em parceria com o instituto Jogue Limpo. As embalagens usadas são recolhidas e recicladas. As próprias bombonas de 20 litros são produzidas a partir de um mix com plástico reciclado.