Voltar
Dicas Mobil

Como determinar se um problema está no sistema elétrico ou na unidade de controle eletrônico (ECU)?

Os carros modernos possuem mais eletrônica embarcada do que as primeiras naves espaciais que viajaram até a Lua. Isso é ótimo, pois permite recursos avançados, como injeção eletrônica, freios ABS, câmeras de ré, entre outros. Além disso, facilita o monitoramento de itens, como bateria, óleo, temperatura do motor, consumo de combustível etc. com uma simples olhada no painel. No entanto, quando os sistemas eletrônicos e elétricos apresentam defeitos, pode ser difícil identificar a causa, devido à complexidade dos carros atuais em comparação com os modelos mais antigos.

Diversos sistemas dos carros modernos são controlados por ECUs, sigla, em inglês, para unidade de controle eletrônico (Electronic Control Unit). Os veículos mais sofisticados podem ter até 70 ECUs conectadas a um sistema computadorizado. Existem ECUs para sistema de frenagem ABS, ar-condicionado, câmbio automático eletrônico, entre outras funções. A mais conhecida é a ECU do motor, que gerencia todos os aspectos do desempenho do motor quando ele está ligado, incluindo injeção eletrônica, tempo de ignição e pressão da turbina em carros turbo, por exemplo.

Quando a ECU apresenta problemas, isso afeta muito o funcionamento do carro, tornando difícil determinar se a causa está na unidade ou no sistema elétrico. Se o problema for na ECU, podem surgir alguns sintomas:

Luz do motor no painel fica piscando

Essa luz geralmente indica um problema no sistema de injeção ou no catalisador. Mas, se a luz está piscando sozinha e nenhum outro indicador está aceso no painel, há boa possibilidade de ser uma falha na ECU.

Motor falha constantemente

Quando a ECU está com problemas, o motor pode apresentar um comportamento irregular, como falhas na ignição ou engasgos. Um sintoma comum é a ocorrência de falhas alternadas, sem um padrão claro. Isso acontece quando a ECU tem mau contato com um ou mais sensores, e o problema pode se manifestar mesmo que os componentes do motor estejam funcionando normalmente. Para identificar a causa, será preciso verificar cada sensor individualmente.

Consumo de combustível excessivo

Se a ECU não está funcionando corretamente, pode falhar no controle da injeção de combustível, gerando ineficiência e aumento do consumo. No entanto, como há diversas razões para o consumo elevado de combustível, pode ser difícil identificar se a unidade de controle eletrônico é a responsável. Portanto, esse sintoma deve ser avaliado com outros sinais ao suspeitar de um problema na ECU.

Motor sem potência

Se o motor de repente perder potência e a aceleração piorar, uma possível causa pode ser um defeito na ECU, que não consegue ajustar direito a entrada de ar e combustível para a ignição.

Para descobrir se o problema é realmente na ECU ou no sistema elétrico do carro, vale a pena fazer alguns tira-teimas:

Fazer uma inspeção visual

Examine a ECU em busca de sinais de queima ou oxidação. Se a placa de circuito estiver molhada ou queimada por causa de um curto-circuito, o estrago pode ser visível.

Verificar a bateria

Se ela estiver fraca ou velha, pode não estar alimentando corretamente a ECU, e, nesse caso, a solução é simplesmente trocá-la.

Verificar os fusíveis

Às vezes, o problema pode ser mais simples do que uma falha na ECU, como um fusível queimado. Por isso, verifique essa possibilidade antes de tudo. Afinal, trocar um fusível é um problema que pode ser solucionado muito mais facilmente.

Luzes fracas ou piscando

Quando o problema é no sistema elétrico, podem acontecer falhas mais simples, como luzes e faróis fracos ou piscando, que não têm relação com a ECU.

Muitas vezes, a melhor forma de identificar a origem do problema é levar o carro a uma auto elétrica ou a uma oficina de confiança, que tem conhecimento técnico sobre o assunto e poderá examinar o carro com os equipamentos adequados.