Voltar
Dicas Mobil

Cuidados com a estocagem e o armazenamento dos lubrificantes

Lubrificantes são produtos resistentes, criados para proteger peças e motores do atrito, da alta temperatura e de grandes pressões. Mas, se não forem estocados e armazenados de forma correta, podem ser contaminados ou se deteriorar. Óleos mal conservados podem perdem sua capacidade de fornecer uma boa lubrificação e também gerar resíduos indesejáveis.

Os principais problemas que afetam o armazenamento dos lubrificantes são:

Condições ambientais inadequadas: Os óleos precisam permanecer protegidos de temperaturas e umidades muito altas – ou seja, não se deve deixar tambores nem ao sol nem em porões onde há contato com água. O ambiente precisa ser bem ventilado e livre de fontes de calor. Caso a única maneira seja armazenar em área externa, é preciso proteger do sol, por exemplo, com uma lona ou uma cobertura. Variações extremas de temperatura, do muito quente para o muito frio, também devem ser evitadas.

Movimentação incorreta: Tambores de óleo são sólidos e resistentes, mas devem ser movidos da forma certa – descarregados e transportados com uma empilhadeira adequada, com carrinhos ou manipuladores de tambor. Bater, amassar ou arranhar os tambores pode causar ferrugem e vazamentos perigosos. Impactos podem perfurar ou estourar as costuras do tambor, causando derramamentos. Ao rolar um tambor, é preciso tomar cuidado com objetos cortantes ou perfurantes no caminho.

Contaminação: Além de recipientes danificados, o lubrificante pode ser contaminado por exposição a poeira, vapores, umidade ou equipamentos sujos. A umidade pode causar o enferrujamento dos recipientes. Retirar o óleo de maneira inadequada, ou não tomar cuidado com o fechamento dos tanques de estocagem, pode permitir que os contaminantes entrem e comprometam o produto.

Rotulagem errada: Não rotular ou não identificar corretamente pode causar a troca do produto, que no final irá prejudicar o cliente. Usar o óleo errado é extremamente prejudicial ao motor dos carros.

Armazenagem e validade: É preciso sempre verificar os prazos de validade dos produtos, já que eles vão perdendo sua eficácia depois de passado muito tempo. Quando são guardados de forma inadequada, podem se degradar antes mesmo do prazo de validade.

A Marca Mobil ™ disponibiliza uma apostila virtual onde poderá aprender sobre as melhoras maneiras de armazenar lubrificantes.