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Dicas Mobil

É preciso descontaminar o motor do veículo?

A maioria das pessoas já ouviu um amigo ou conhecido dizer que, após algum tempo, o motor do carro precisa passar por uma descontaminação para eliminar resíduos prejudiciais que se acumulam com a rodagem. Trata-se de um processo que inclui a limpeza dos injetores, uma lavagem química do motor, chamada de “flushing”, e a limpeza do sistema de admissão. Mas isso é realmente necessário?

A resposta curta é, na grande maioria das vezes, não. Vamos explicar o porquê.

Com o tempo e com uma alta quilometragem, ou com o uso de combustível de baixa qualidade durante longos períodos, é possível que ocorra um acúmulo de resíduos dentro do motor. Nesse caso, geralmente durante uma revisão, pode ser recomendada uma limpeza completa do motor, durante a qual é realizada a desmontagem das partes e uma limpeza mecânica, complementada com produtos específicos. Um serviço que deve ser feito por um mecânico especializado, de confiança. A chamada descontaminação é uma alternativa de menor custo, na qual o motor não é desmontado, mas apenas limpo com a aplicação de produtos químicos destinados a dissolver os resíduos.

O problema é que, quando há acúmulo de contaminantes no motor, o mais recomendado é realmente uma limpeza completa.

E, na maioria das vezes, se o proprietário utiliza marcas de lubrificante de qualidade, dentro das especificações recomendadas, realiza as trocas dentro do período recomendado, faz a manutenção corretamente e frequenta uma oficina de confiança, ele não irá ter acúmulo de borras no óleo nem sofrerá com carbonização no motor.

A carbonização costuma acontecer frequentemente pelo descuido do proprietário, que utiliza lubrificantes de baixa qualidade, fora das especificações do fabricante, com grau de viscosidade diferente da recomendada, e também por não fazer no tempo certo as trocas de óleo e de filtros.

Mas há casos em que pode ser recomendada a descontaminação do motor? Sim, principalmente em veículos que foram abastecidos repetidamente com combustível de má qualidade (“batizado”). Para saber se é esse o caso, porém, sempre se deve procurar um mecânico de confiança.