Voltar
Dicas Mobil

Eficiência Energética na Oficina

A energia elétrica representa um dos maiores custos para uma oficina mecânica. Por isso, investir em eficiência energética – que é otimizar o uso de energia, reduzindo desperdícios e investindo em sistemas e equipamentos que utilizam eletricidade de maneira mais eficiente – é extremamente vantajoso. Além de ajudar a reduzir despesas, essa estratégia também contribui para o planeta, porque ajuda a tornar a operação mais sustentável.

Existem diversas medidas acessíveis que podem ser tomadas para alcançar essa eficiência:

Sensores de movimento

Instalar interruptores acionados por movimento em espaços que não são utilizados o tempo todo, como banheiros e corredores, garante que as luzes desliguem automaticamente quando as pessoas saem do ambiente. Eles permitem reduzir o consumo de eletricidade em até 75% em alguns ambientes.

Lâmpadas econômicas

Substituir as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por LEDs é uma dupla vantagem, porque elas consomem até 80% menos energia que as comuns e duram muito mais. Além disso, é uma medida extremamente fácil de implementar.

Painéis solares

Os chamados painéis fotovoltaicos, mesmo que não consigam fornecer a totalidade da energia, podem ajudar a reduzir muito a conta de luz e são benéficos para o meio ambiente. As empresas especializadas ajudam a orçar e calcular até quanto pode ser economizado com essa medida.

Calibragem do maquinário

Equipamentos com manutenção em dia operam de maneira eficiente e não consomem energia acima do necessário. Máquinas mais modernas também consomem menos eletricidade que as antigas, por isso avalie a vantagem de trocar alguns equipamentos.

Auditoria energética

Auditoria energética, ou diagnóstico energético, é um levantamento que se faz sobre onde a energia está sendo gasta. Com base nele, é possível planejar iniciativas, como a troca de equipamentos, para melhorar a eficiência e reduzir a conta de luz. Existem manuais disponíveis sobre como fazer essa avaliação (veja um exemplo aqui).

Mercado livre

Desde o início de 2024, pequenas e médias empresas passaram a ter acesso ao mercado livre de energia. Ali, respeitadas determinadas condições, é possível contratar o fornecimento de eletricidade a um custo menor que o cobrado pelas empresas distribuidoras, e existe a possibilidade de encomendar eletricidade de fontes limpas, como energia solar. Os sites das empresas que oferecem esse serviço possuem ferramentas que ajudam a calcular o quanto é possível economizar.