O que você precisa saber sobre motores híbridos
Eles vieram para ficar. Mas, para trabalhar com eles, além de funcionários capacitados, as oficinas precisam adotar medidas específicas de segurança.
Os carros híbridos já são uma realidade no Brasil, mas ainda são poucas as oficinas que estão preparadas para trabalhar com eles.
Enquanto os veículos comuns com motor a combustão possuem um motor único movido a gasolina ou álcool, e os elétricos operam com um motor único movido a bateria, os híbridos possuem dois motores – o elétrico, que é o principal, e o motor a combustão, que atua como auxiliar. Isso significa que, para trabalhar com esse tipo de carro, além de conhecer bem o funcionamento dos dois tipos de motores, é preciso ter equipamentos específicos, organizar os espaços da oficina de um modo diferente do tradicional, e adotar uma série de medidas de segurança.
Esse é o tema desse primeiro vídeo da série Entrevista com Especialista. O consultor técnico Gilberto Ribeiro explica por que somente pessoas capacitadas podem fazer qualquer tipo de intervenção nos motores híbridos, e detalha quais os procedimentos de segurança necessários para operar com esse tipo de carro.
O vídeo explica como os motores híbridos trabalham em condições mais severas, destacando que o motor a combustão trabalha de forma intermitente, somente quando requisitado. Além disso, ele aborda os impactos desse funcionamento nos veículos e fornece dicas sobre como realizar a manutenção adequada para minimizar desgastes e maximizar a durabilidade dos motores híbridos.
Descubra também por que os óleos especiais para esse tipo de carro, como Mobil Super™ 5W30 Hybrid e Mobil Super™ 0W20 Sintético Hybrid, possuem formulações exclusivas, com maior capacidade de lubrificação, principalmente em partidas a frio, maior performance contra a corrosão e maior proteção dos componentes do motor.