Voltar
Dicas Mobil

ESG

Afinal, o que é ESG? E para que serve?

Fala-se muito hoje em dia sobre ESG. Mas, afinal de contas, o que significa essa sigla? E, mais importante ainda, para que serve? Vamos resumir aqui:


ESG é a abreviação em inglês das palavras “Environment (Ambiente), Social (Social) e Governance (Governança)”. Ela foi criada como uma maneira de resumir os itens dos quais uma empresa precisa cuidar para reduzir impactos no meio ambiente, ajudar a construir um mundo mais justo e adotar os melhores processos de administração. “Governança”, nesse caso, não tem nada a ver com governo, mas sim com a maneira pela qual a empresa é gerida. Por exemplo, se ela tem uma postura ética, não usa trabalho infantil, não se envolve em lavagem de dinheiro, e assim por diante.


O conceito de ESG não foi criado apenas para defender que as empresas façam o bem. Ele serve, por exemplo, para que investidores e bancos avaliem se a empresa está administrando bem os seus riscos, porque assim não corre perigo de quebrar por causa de problemas como processos trabalhistas, multas ambientais ou suspeitas de fraude. Na prática, aplicar princípios do ESG acabou se transformando em um fator competitivo, para mostrar que uma empresa é moderna e bem administrada.
Agora, isso é coisa de empresa grande? O que empresas pequenas e médias, como oficinas ou concessionárias podem fazer em relação a ESG? Mais do que parece. Pensando em cada uma das letras da sigla:


Environment (Ambiente)
Pensando em uma oficina, fazer o correto descarte de resíduos e embalagens é um dos pontos mais importantes. Melhor ainda é encaminhar o óleo de motor usado para a reciclagem, evitando que cause poluição.


Isso pode ser feito através de organizações parceiras da Mobil™, como o instituto Jogue Limpo, que faz o rerrefino – transformando parte do óleo usado em diesel e outra parte em asfalto. Nem todo mundo sabe, mas o Brasil é um dos países campeões em reciclagem de óleo no mundo, e possui uma das quatro maiores unidades de rerrefino do planeta. Isso não ajuda apenas o meio ambiente: ao longo de todo o processo, a coleta e a reciclagem do óleo geram cerca de 12.500 empregos diretos e indiretos.


Social (Social)
Uma oficina pode, por exemplo, contratar e treinar menores aprendizes, que podem estar matriculados na Escola do Mecânico, ou outras instituições em cursos de Mecânica Automotiva. É uma ação que cria oportunidades e, ao mesmo tempo, ajuda a resolver o problema de falta de mão de obra especializada. Outro caminho é dar oportunidade a funcionários com deficiências físicas. E também contratar profissionais veteranos, com mais de 60 anos, que frequentemente têm dificuldade em encontrar bons empregos.


Governance (Governança)
Nesse item, o mais importante é adotar a honestidade e a transparência em todas as relações – ao tratar de preços e prazos de garantia com os clientes, assim como respeitar as leis e pagar corretamente os funcionários, fornecedores e impostos.


ESG não é nada do outro mundo. Pelo contrário, está ao alcance de qualquer empresa. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre ESG no mundo dos lubrificantes pode acessar o site da Moove, guardiã dos lubrificantes Mobil™ no Brasil