
Existem hoje no mercado diversos tipos de lâmpadas para faróis de automóveis, e muitas dúvidas sobre a maneira correta de utilizá-las. Além das halógenas, que são as mais antigas e tradicionais, nos últimos anos, o mercado recebeu modelos de automóveis que utilizam lâmpadas de xenon, laser e LED.
Entre todas, as de LED são as mais duráveis e as que consomem menos energia. No entanto, existem muitos mitos sobre elas, incluindo o de que elas ofuscam os motoristas que estão vindo no sentido contrário ou que podem ser usadas em qualquer automóvel. Mas o que é verdade e o que é mito sobre faróis de LED? Vamos ajudar a esclarecer:
Pode-se usar farol de LED no Brasil?
Verdade, desde que o carro venha equipado de fábrica. Isso porque, durante o processo de homologação de cada modelo, são realizados testes para conferir se a iluminação proporcionada é adequada, se o ângulo de distribuição da luz está correto e se o facho não ofusca os outros motoristas. Por isso, a Resolução nº 292/2008 do CONTRAN proíbe equipar o carro com faróis ou lâmpadas de especificações diferentes das originais. Então, se o carro sai de fábrica com farol de LED, você pode até trocar a lâmpada por uma de outro fabricante, mas ela precisará ser de LED e ter a mesma especificação da original.
Se a luz original do carro é halógena ou de xenônio, não se pode colocar uma lâmpada de LED no lugar. Existem à venda, em sites e marketplaces da internet, alguns kits que fazem essa modificação, mas eles são ilegais. Além de oferecerem risco à segurança do motorista (e dos que estão dirigindo do outro lado da estrada), fazer essa modificação é considerado infração grave, que gera multa, 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até a retenção do veículo para regularização dos faróis. Da mesma forma, quem tem carro com farol de LED não pode trocá-lo por lâmpadas de xenônio ou laser.
LEDs ofuscam outros motoristas
Mito. Se o farol do carro está ofuscando outros motoristas, é porque ou está com uma lâmpada que não segue as especificações do veículo ou é devido à má regulagem ou ao desalinhamento do farol. A luz dos LEDs é mais focada e menos dispersa do que a das lâmpadas halógenas.
LEDs são mais econômicos
Verdade. LEDs duram até 20 anos, dependendo da qualidade do fabricante, e são até três vezes mais eficientes do que as lâmpadas convencionais ao converter energia elétrica em luz. Isso significa que reduzem o gasto de eletricidade, aliviando a carga da bateria e do alternador.
LEDs não iluminam tão bem quanto outros tipos de lâmpada
Mito. Os faróis de LED são melhores do que as lâmpadas tradicionais, e se a especificação e os ajustes estiverem corretos, ele funcionará perfeitamente. Essa confusão é gerada pela venda de kits com lâmpadas fora das especificações, sob a alegação de que iluminam mais. No entanto, são justamente esses modelos que ofuscam os outros motoristas. Alguns testes recentes mostraram que os faróis de LED mais antigos têm um desempenho inferior àqueles modelos mais avançados, que utilizam tecnologias de LED matriciais, mas ainda assim funcionam perfeitamente.
Posso trocar a lâmpada de LED do meu farol por uma mais branca ou mais amarela
Mito. No caso de troca da lâmpada, é importante que ela tenha exatamente a mesma especificação da original.