Para que serve cada tipo?
Os fluidos de freio são fundamentais para garantir uma direção segura e manter a eficiência do sistema de frenagem. Por isso, quando chega o prazo determinado pelo fabricante, ou quando por algum motivo o nível do reservatório baixou demais, é preciso trocar o produto. Trata-se de uma operação simples, que pode ser feita nas oficinas ou nos postos de confiança. Mas é preciso tomar cuidado com o fluido que você vai colocar no seu carro.
Existem várias especificações diferentes para os fluidos de freios, e utilizar a fórmula errada ou misturar por engano dois tipos pode causar graves problemas. Vamos entender quais são essas diferenças.
Os fluidos são classificados por uma escala conhecida como DOT, que é definida pelo Departamento de Transporte do governo americano (por isso a sigla, em inglês, de “Department of Transportation”). A classificação se refere às propriedades físicas e químicas de cada produto. Como o sistema de freios esquenta muito com o atrito, o fluido precisa resistir ao calor para não formar bolhas, que atrapalham a frenagem do veículo. Quanto maior o número do DOT, maior o seu ponto de ebulição. Por exemplo, o DOT 3 tem ponto de ebulição de 205 °C, enquanto o DOT 5 atinge esse ponto a 260 °C.
O DOT recomendado pelo fabricante sempre é aquele que pertence à mesma geração que o sistema de freios. Por isso, modelos mais antigos usam DOT 3. Mas a maioria dos carros que estão hoje em operação utiliza versões mais atuais. Quase sempre, usar um fluido de geração mais recente pode ser melhor e aumentar a eficiência em um carro mais velho. Mas é preciso cuidado para não misturar produtos incompatíveis – por exemplo, o DOT 5 e o DOT 5.1, que utilizam bases diferentes. Vamos listar aqui as principais diferenças:
- DOT 3: Composto à base de glicol. Ponto de ebulição seco, 205 °C. Recomendado para veículos leves e uso cotidiano, como transporte urbano e viagens curtas. É compatível com sistemas hidráulicos de freios e embreagens.
- DOT 4: Composto à base de glicol, com melhor desempenho em altas temperaturas. Ponto de ebulição seco, 230 °C. Adequado para uma ampla gama de veículos, incluindo modelos leves e pesados, nacionais e importados. Ideal para condições exigentes, como climas quentes.
- DOT 4 LV: Composto à base de glicol, projetado para sistemas modernos com ABS e EBD que requerem respostas rápidas. O LV da sigla significa “Low Viscosity”, que é “baixa viscosidade” em inglês.
- DOT 5: Composto à base de silicone (hidrofóbico), não absorve água. Seu ponto de ebulição é 260 °C. Usado em aplicações específicas em que a resistência à umidade é crítica. Cuidado para jamais misturar! Ele não é compatível com outros fluidos DOT e exige um sistema projetado especificamente para seu uso.
- DOT 5.1: Composto à base de glicol, semelhante ao DOT 4, mas com características melhoradas. Seu ponto de ebulição seco é 270 °C. Recomendado para veículos que exigem alto desempenho, especialmente aqueles equipados com sistemas ABS. Tem baixa viscosidade, garantindo resposta rápida ao acionar o pedal do freio.
O mais importante é conferir se a especificação do fluido é compatível com o seu carro, e fazer a troca em um mecânico de confiança. A linha Mobil™ tem fluidos de qualidade superior para todos os tipos de veículos. Você encontra o seu aqui.