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Dicas Mobil

Fluido de freio

Fluido de freio, nunca se esqueça dele.


Quando se fala em manutenção do carro, todo mundo se lembra do óleo do motor, da água do radiador, da calibragem dos pneus. Só que um dos itens mais importantes na maioria das vezes passa batido – é o fluido do freio. Mas porque ele é importante?


O fluido do freio é um composto hidráulico que tem a função de transmitir a pressão do pedal do freio até as pastilhas (ou lonas) que fazem a frenagem. É um item fundamental, e por isso merece uma atenção especial.

Quando os freios são acionados, o fluido é submetido a um atrito fluido e uma pressão enorme, e isso faz com que ele seja aquecido a temperaturas muito elevadas. Um líquido comum, como a água, simplesmente ferve e evapora nessas condições. Por isso os fluidos são compostos à base de substâncias como ésteres glicólicos, ésteres boratados, óleos minerais ou silicone, que possuem alto índice de viscosidade ocasionando (baixa perda de viscosidade com o aquecimento) e resistência a temperatura e pressão. Sobre essa base, são acrescentados aditivos para melhorar a performance e a resistência dos produtos.

Com o tempo, o fluido do freio vai absorvendo umidade, por causa de sua composição química – e isso não depende da quilometragem, é bom avisar, acontece mesmo se o carro ficar parado na garagem.

No longo prazo, acumula água e vai perdendo suas propriedades. Essas gotículas de água fervem com o calor e prejudicam o processo de frenagem. Pior, se o fluido permanecer muito tempo sem troca, ele começa a ganhar acidez, e pode corroer as peças internas, como cilindros, pistões, vedadores e linhas de tubulações do sistema.

Por isso o fluido deve ser checado pelo menos uma vez por ano por um profissional especializado. Se ele estiver com prazo de validade vencido – geralmente é de um a dois anos – com nível baixo, ou se o painel do carro estiver acendendo a luz de alerta do freio sem motivo aparente, é hora de procurar um mecânico para verificar isso. A recomendação que vale para o lubrificante do carro também vale para o fluido: use apenas um produto com a especificação recomendada pelo fabricante. Colocar o produto errado pode causar problemas graves.

Os tipos de fluidos são classificados segundo um sistema do governo americano, por isso usam a sigla DOT (Department of Transportation). Existem o DOT 3, DOT 4, DOT 5.1, e assim por diante. As diferenças estão na composição química e na temperatura suportada por cada um. O DOT 5, por exemplo, é à base de silicone, enquanto o DOT 5.1 tem a mesma resistência à temperatura, mas não utiliza essa substância. A Mobil™ tem uma linha completa de fluidos para as mais variadas especificações. Confira as características de cada produto, ou peça no Pede Direto.