Onde prestar atenção para evitar problemas
Os motores turbo das novas gerações conseguem ser, ao mesmo tempo, mais compactos, potentes e econômicos do que os antigos, além de serem menos poluentes. É o que os engenheiros chamam de downsizing: embora possuam um tamanho menor (ou tenham menos cilindradas, como se costuma dizer), sua eficiência é maior. Por isso, seu torque e sua potência são equivalentes aos de motores grandes.
Com todas essas qualidades, esses motores também têm mais tecnologia e, por isso, exigem cuidados especiais. Quando se fala de reparos, é preciso uma atenção maior, já que seus mecanismos são mais sofisticados. Para mantê-los em bom estado, é preciso prestar atenção a algumas coisas:
Sistema complexo: Os motores turbo possuem diversos componentes que não estão presentes nos motores aspirados, como os turbocompressores, os intercoolers, as válvulas de alívio que regulam o excesso de pressão do sistema, e assim por diante. Além de terem um número maior de peças que eventualmente podem sofrer problemas – exigindo reparo ou substituição –, esses motores exigem mão de obra especializada para fazer o diagnóstico e o conserto. Às vezes, a identificação de um problema é mais difícil, porque a falha em um sistema pode afetar outro e dar pistas falsas.
Desgastes: O sobreaquecimento pode levar ao desgaste dos mancais e do eixo do turbo.
Esse problema pode ser agravado pela falta de lubrificação adequada. A contaminação por impurezas no sistema de admissão ou no óleo lubrificante também é um problema que pode contribuir para isso. Mas a principal causa é a direção inadequada pelos motoristas, já que esses motores não devem ser acelerados bruscamente após a partida nem desligados subitamente ao parar, pois faz o turbo permanecer funcionando por alguns momentos em rotação elevada, sem receber lubrificação adequada, e, quando acontece repetidamente ao longo do tempo, pode ser bastante prejudicial.
Manutenção preventiva: Trocar os filtros, revisar o estado dos compressores, checar o óleo, são precauções necessárias e isso não é tão diferente do que acontece com outros carros. Mas, pela complexidade desse tipo de motor, atrasar a manutenção ou fazê-la em oficinas que não sejam de confiança acaba sendo mais arriscado.
Custos: Algumas peças dos motores turbo são bastante caras, por isso, certos problemas podem custar mais do que no caso dos motores aspirados. E, mesmo com a popularização dos modelos turbo, encontrar essas peças ainda pode ser mais demorado.
Lubrificação: O motor turbo possui mais componentes a serem lubrificados do que os motores convencionais. Além disso, por suas altas temperaturas e alta pressão de funcionamento, ele pode fazer com que o nível do óleo baixe mais rapidamente do que aconteceria em um carro com motor aspirado. Para garantir a melhor performance, normalmente os fabricantes especificam lubrificantes sintéticos ou semissintéticos, que possuem maior estabilidade.
A linha de Lubrificantes Mobil™ possui produtos desenvolvidos para atender ou superar as especificações de todos os fabricantes para motores turbo. A Moove te ajuda a encontrar o lubrificante ideal para seu modelo.