
O calor recorde que tem afetado as cidades brasileiras gera desconforto, agrava problemas de saúde e dá vontade de nunca sair para longe do ar-condicionado. O que muita gente não sabe, porém, é que o clima quente também causa diversos problemas para os carros, acelerando o desgaste de componentes como pneus, pintura, fluidos e ar-condicionado, devido à expansão térmica, à evaporação mais rápida dos líquidos e à exposição solar intensa.
Em países tropicais como o Brasil, onde o calor pode chegar aos 40 °C, esses efeitos se agravam, principalmente em veículos que passam muito tempo expostos ao sol, estacionados na rua ou em locais sem cobertura. Saiba quais os principais problemas que afetam o seu veículo durante o calor extremo:
Problemas nos pneus
O asfalto superaquecido eleva a temperatura interna dos pneus, aumentando a pressão e elevando os riscos de estouro e perda de aderência. Quando há desgaste irregular, ele tende a piorar com o calor e, se não estiver corretamente calibrado, pode se deformar de forma permanente.
Bateria prejudicada
As temperaturas muito elevadas reduzem a vida útil da bateria, porque aumentam a evaporação do eletrólito.
Danos à pintura
Passar muito tempo exposto ao sol forte tende a ressecar a pintura, acelerando o desbotamento, principalmente em cores brilhantes, a oxidação e a descamação, especialmente em cores escuras, que absorvem mais calor. O ressecamento também tende a aumentar o risco de rachaduras nos plásticos e vedações externas.
Alterações nos fluidos
Fluidos, como óleo do motor, freio e arrefecimento, degradam-se mais rápido, podendo perder viscosidade e capacidade de lubrificação ou resfriamento, o que acelera o desgaste de peças internas. O líquido de arrefecimento tende a baixar de nível mais rapidamente, aumentando o risco de superaquecimento.
Falhas no ar-condicionado
O sistema trabalha sob maior carga, com compressor sobrecarregado e gás refrigerante expandindo, podendo resultar em resfriamento ineficiente, vazamentos ou falhas elétricas. Os filtros podem entupir com a poeira quente, reduzindo o fluxo de ar.
Para enfrentar esses problemas, especialistas sugerem alguns cuidados especiais: verificar com mais frequência o nível do líquido do radiador, que pode baixar rapidamente em condições extremas; ficar de olho na calibragem dos pneus; evitar lavar o carro sob sol excessivo, porque a evaporação rápida da água pode danificar a pintura; e, se possível, fazer uma revisão do ar-condicionado. Não é raro se espantar ao descobrir a quantidade de sujeira que se junta no sistema com o uso diário, e a remoção dessas impurezas melhora muito o desempenho. Por fim, a linha de lubrificantes Mobil™ possui os óleos e fluidos de arrefecimento com a tecnologia mais avançada para proteger o motor do seu carro sob temperaturas extremas. Encontre o indicado para o seu modelo aqui!