Voltar
Dicas Mobil

Óleo do carro, muda de especificação?

Alta quilometragem muda especificação do óleo?


“Alta” e “quilometragem” são duas palavras que sempre geram muita discussão quando se fala em lubrificantes para automóveis. Os fabricantes, que fazem milhares de testes para determinar o melhor óleo para cada motor que projetam, sempre recomendam que o proprietário utilize o lubrificante com as exatas especificações que constam no manual.


Isso vale também para carros mais antigos ou que rodaram uma grande quantidade de quilômetros, desde que eles tenham tido uma manutenção adequada e realizado as trocas de lubrificantes e filtros nos períodos recomendados.


Nessas condições, o motor e o óleo continuam mantendo sua eficiência e operando na melhor performance possível, durante anos e anos. Se o carro está funcionando bem, e a diminuição do nível de óleo no cárter está dentro dos limites de tempo previstos pelo fabricante, a recomendação é seguir com mesmas recomendações que constam no manual.


Porque, então, se fala em óleos para motor de alta quilometragem?


Porque nos veículos mais antigos, os motores tinham folgas bem maiores, e em alguns casos, os próprios fabricantes mencionavam em seus manuais mais de uma viscosidade para os motores. Atualmente, os motores dos veículos mais modernos saem de fábrica com as folgas entre as peças cada vez menores, não permitindo o aumento da viscosidade pela alta quilometragem e/ou por tempo de uso. A evolução da indústria automotiva e de lubrificantes estão cada vez mais contribuindo para uma maior vida útil do motor, não sendo mais necessário utilizar lubrificantes para “alta quilometragem”.


Mas vale um alerta: Antes de trocar o óleo do seu carro, consulte sempre o manual do veículo, pois seguindo as recomendações do fabricante, você não terá surpresas indesejadas com reparos no motor do seu carro. A Mobil™ possui uma linha completa de lubrificantes com a mais avançada tecnologia, inclusive para veículos antigos, e você pode conferir aqui.