Voltar
Dicas Mobil

Óleo do diferencial – o que é/para que serve?

Óleo do diferencial: para que serve?

Para entender a importância do óleo do diferencial vale a pena, antes de mais nada, entender a função desse equipamento nos automóveis. Para manter a estabilidade no momento em que o carro vai fazer qualquer curva – e isso vale para uma simples baliza ou para uma curva na estrada em alta velocidade – as rodas precisam se mover em velocidades diferentes. Isso acontece porque, durante o movimento curvilíneo, existe uma diferença na distância percorrida pelas rodas que ficam do lado “de fora” e as que estão do lado “de dentro” da curva. Para compensar essa diferença e evitar o risco de acidentes graves, como capotamentos, foi inventado o diferencial.

Seu funcionamento é simples. O motor transmite sua força para o eixo de tração – geralmente o traseiro, o que faz com que o diferencial também seja conhecido como eixo traseiro. A partir daí, essa força é encaminhada para dois sub-eixos, ligados a um sistema de engrenagens formado por pinhão, coroa, satélite e planetário. Com esse sistema, cada uma das rodas gira de forma independente, mas em sintonia com a outra, de modo a manter o movimento do carro estável. Em resumo, ele equaliza as velocidades das rodas, para que sejam diferentes e mesmo assim mantenham o carro seguindo na mesma direção. Ou seja, o diferencial é uma estrutura importantíssima para que o carro rode com segurança.

Pensando nesse mecanismo, é fácil entender a importância do óleo do diferencial. Ele cumpre várias funções para garantir o bom funcionamento do carro:

Redução de atrito entre as engrenagens, para que elas trabalhem de forma suave e com eficiência.

Proteção das engrenagens contra o desgaste, a oxidação e a corrosão causados pela sujeira e a umidade, prolongando sua vida útil.

Lubrificação adequada das peças móveis, fazendo o arrefecimento e evitando a formação de bolhas de ar e a perda de eficiência.

Manutenção da temperatura normal das peças, contribuindo para o bom rendimento e vida útil do diferencial.

Para garantir a eficiência do diferencial é fundamental trocar o óleo seguindo as especificações do fabricante do automóvel, ou caso apareçam sintomas de que há algo de errado. Com o tempo esse óleo pode ser contaminado por poeira, água e resíduos, que aceleram a degradação do lubrificante e comprometem sua capacidade de proteger as engrenagens. Um mecânico de confiança pode recomendar troca do óleo e/ou a reparação do diferencial quando detectar uma dessas situações:


• Nível do óleo baixando
• Desgaste das engrenagens
• Ruídos estranhos

A linha de lubrificantes Mobil™ possui produtos de qualidade superior para os diferenciais de todas as linhas de automóveis. Consulte o seu mecânico de confiança para verificar se é necessário fazer a troca desse óleo.