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Dicas Mobil

Prevenindo falhas ligadas a lubrificação

Proteja seu carro das falhas ligadas à lubrificação

Cuidar da lubrificação do carro é tão importante quando abastecer o combustível ou calibrar os pneus. Mas, infelizmente, muitos motoristas acabam deixando esse cuidado para depois. Às vezes por preguiça, às vezes por simples esquecimento, não verificam o nível do óleo no cárter, nem se preocupam em trocar o lubrificante quando chega o prazo recomendado. Ou então, na hora da troca, utilizam qualquer óleo, achando que são todos iguais. As consequências podem ser vários tipos de problemas. Vamos explicar melhor:

Pré-ignição em baixa velocidade: Em motores de alta compressão, pode ocorrer pré-ignição aleatória da mistura ar-combustível antes mesmo da faísca da ignição. Esse problema pode causar detonação excessiva e danificar pistões, bielas e outras partes, reduzindo a vida útil do motor. O uso de um lubrificante inadequado nesses motores aumenta significativamente o risco da pré-ignição. Os óleos com mais tecnologia, pelo contrário, ajudam a prevenir esse problema.

Desgaste prematuro da correia banhada a óleo: em motores 3 cilindros com este tipo de configuração, o uso de óleo inadequado é o principal responsável pelo desgaste prematuro da correia, causando desprendimento de material que pode causar uma falha catastrófica do motor.

Pressão do óleo alterada: Quando o carro roda com óleo velho que não foi trocado, com o filtro de óleo obstruído, ou utilizando lubrificantes com especificações diferentes das recomendadas, a pressão do óleo pode ficar muito baixa ou muito alta. Quando isso acontece ele não consegue lubrificar corretamente todas as partes – e as que ficam sem a proteção do óleo sofrem excesso de atrito e superaquecimento, que podem causar muitos danos ao motor. Além do óleo inadequado, outras causas de alteração na pressão podem ser falhas na bomba de óleo, filtro de óleo em mau estado ou mesmo o simples nível baixo de óleo devido a algum vazamento – problemas que podem ser identificados e resolvidos por um mecânico de confiança.

Depósito de resíduos: Depósitos e borras acumulados dentro do cárter podem prejudicar a circulação do óleo no motor. Normalmente a própria circulação do
lubrificante – e sua troca no prazo correto – ajudam a evitar esse problema. Mas o uso de óleo inadequado pode fazer com que esses resíduos se acumulem nos cilindros, pistões e válvulas, prejudicando o funcionamento do motor.

Consumo excessivo: Quando os cilindros, os anéis de segmento e pistões sofrem um certo nível de desgaste, o motor pode passar a consumir óleo em excesso. É um perigo, porque o carro roda com óleo abaixo do nível mínimo fica em risco de superaquecimento do motor, desgaste acelerado de peças, e dependendo da situação, a queima de peças como bronzinas e anéis de pistão. Mesmo em situações menos graves, o nível de óleo baixo pode permitir entrada de água, combustível ou outros elementos indesejados no sistema de lubrificação.

Vazamentos: Uma causa comum de problemas de lubrificação são vazamentos. Às vezes eles acontecem pela má colocação do filtro de óleo, ou pelo mau fechamento do bujão – o parafuso que fecha o dreno do armazenamento do cárter. O vazamento também pode acontecer pelo interruptor do óleo, e, dependendo do modelo do automóvel, pela tampa de válvulas. Uma das situações mais graves é quando o vazamento ocorre pela junta do cárter, que funciona como uma vedação para reter o lubrificante. Nesse caso, a junta precisa ser substituída.

Para prevenir esses problemas, basta tomar alguns cuidados:
Trocar o óleo regularmente, no período determinado pelo fabricante.
Fazer a manutenção, que consiste em verificar regularmente o nível do óleo para checar vazamentos, e trocar o filtro quando necessário.
Usar o óleo certo, o que significa que ele precisa atender as especificações exigidas pelo fabricante.
Verificar regularmente o estado das peças do sistema de lubrificação, como a bomba de óleo, no seu mecânico de confiança.

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