Nada é mais importante para a segurança do carro (e do motorista e dos passageiros) do que um sistema de freios funcionando corretamente. Por isso, é fundamental ter certeza de que ele está sempre 100% em ordem e que podemos contar com ele sem risco de sustos.
E como garantir que está tudo certo? A melhor estratégia é sempre prevenir. Portanto, preste atenção a qualquer sinal de que algo possa estar errado. Se houver algum problema, haverá sinais. Estes são os problemas mais frequentes nos freios dos carros:
Desgaste das pastilhas e discos
Essas peças, que efetivamente fazem o carro parar, são justamente as que sofrem maior desgaste. Se o carro está fazendo barulhos ao frear, principalmente rangidos, pode ser que elas precisem ser substituídas. E, mesmo que não haja nada de anormal, é preciso substituí-las dentro do prazo previsto pelo fabricante.
Falhas no cilindro mestre
Quando o motorista pisa no freio e o pedal vai até o fim sem que o sistema responda como deveria, pode ser um problema no cilindro mestre. O superaquecimento do sistema é um dos fatores que podem causar esse problema e, frequentemente, ocorre devido ao próximo motivo.
Falta de fluido de freio
O óleo de freio ou fluido de freio é simplesmente um dos produtos mais essenciais para a segurança do carro. É ele que transmite a pressão até as rodas, fazendo com que o carro pare. Quando esse fluido está degradado por não ser trocado regularmente ou seu nível fica abaixo do indicado, todo o sistema fica prejudicado. Por isso, é fundamental verificar sempre se ele está no nível correto e ficar atento a possíveis vazamentos.
Servo freio com problemas
O servo freio é um mecanismo que utiliza a pressão do vácuo gerado pelo motor para amplificar a força que o pé do motorista faz sobre o pedal. Quando esse componente tem problemas, o pedal fica duro e se move mais devagar, o que pode ser fatal se o carro precisar frear rapidamente. Por isso, a qualquer sinal de endurecimento do pedal de frenagem, procure um mecânico de confiança.
Para evitar problemas com os freios, é importante fazer todas as revisões recomendadas pelo fabricante dentro do prazo correto. Evite frenagens bruscas nos primeiros dias após a troca de peças do sistema de freios. Não carregue peso excessivo no veículo. E, como diz o ditado, “precaução e canja de galinha não fazem mal a ninguém”, é importante prestar atenção aos sintomas mais comuns de problemas nos freios:
- Pedal que treme ou trepida.
- Ruídos durante a frenagem.
- Luz do freio que acende constantemente no painel.
- Pedal muito duro ou muito frouxo.
Em qualquer um desses casos, é fundamental procurar um mecânico de confiança para ver o que pode estar acontecendo. Além, claro, de fazer as trocas de fluido de freio nos prazos recomendados pelo fabricante, usando sempre um produto compatível com o modelo do seu carro. A linha Mobil™ possui fluidos para todos os modelos das principais marcas.