Voltar
Dicas Mobil

Quais os sinais de que a embreagem da moto está desgastada?  

Como saber se a embreagem da moto está desgastada 

A embreagem da moto é um equipamento sensível, que tem um tempo de validade e precisa ser trocada quando não consegue mais proporcionar o desempenho adequado. O problema é que, diferentemente de componentes como o óleo ou os pneus, a maioria dos fabricantes não avisa explicitamente quando é preciso trocar a embreagem. Então, cabe ao motoqueiro ficar de olho e visitar o mecânico quando perceber algum sintoma de desgaste. Estes aqui são os principais: 

– Dificuldade em ganhar velocidade 

Mesmo com o acelerador acionado, a moto não acelera como antes? Pode ser um sinal de que a embreagem está deslizando, um problema que acontece quando as placas de fricção se desgastam demais e não conseguem mais transmitir a potência do motor com eficiência, ou então por efeito do uso contínuo de óleo para motor de automóvel, ao invés de óleo para motor de motocicletas. 

– Dificuldade para trocar de marcha 

As marchas não querem engatar, seja durante reduções ou trocas ascendentes? Também pode indicar desgaste da embreagem. 

– Rangidos e barulhos estranhos 

No momento de trocar as marchas, um barulho que não existia antes é sinal de desgaste dos componentes internos. Leve a um mecânico para checar. 

– Tremedeiras e vibrações 

Se ao acionar o manete ele vibra demais, uma das causas pode ser o desgaste dos componentes da embreagem. Vale falar com um mecânico, porque também pode ser um problema de regulagem. 

Cheiro de queimado 

Bandeira vermelha: se ao acionar a embreagem vem um cheiro de queimado, é sinal de superaquecimento e provavelmente de placas de fricção muito gastas. Procure um mecânico rapidamente. 

Pedal ou manete anormais 

Se o manete ou o pedal da embreagem estiver com uma sensação muito macia ao ser acionado e for preciso fazer mais força que o de costume para funcionar, a causa pode ser o desgaste da embreagem – ou problemas com o fluido. Em qualquer um dos casos, vale olhar imediatamente. 

Ficar atento aos sintomas de desgaste da embreagem e agir rapidamente quando detectá-los ajuda a manter sua máquina com o melhor desempenho, rodando com segurança – e ajuda também a evitar prejuízos maiores com problemas mecânicos. Fazer manutenção preventiva é a melhor maneira de garantir uma jornada segura.