Voltar
Dicas Mobil

Que barulho é esse? Fique esperto com sintomas de problemas no caminhão 

Todos os sistemas de um caminhão – eixos, transmissão, suspensão – estão constantemente submetidos a esforços extremos. Para se ter uma ideia, cada eixo de uma carreta pode suportar até 14 toneladas. Agora, imagine esse peso todo acelerando (e freando) a 100 km/h. Por isso, para rodar com segurança e tranquilidade, é preciso sempre ficar de olho nos sintomas que podem indicar qualquer problema. E se existe alguma coisa que deixa qualquer caminhoneiro experiente com uma pulga atrás da orelha são ruídos estranhos que começam a aparecer.  

Mas quais são os problemas mais comuns que podem gerar ruídos inesperados durante a viagem? Em geral, eles estão ligados aos eixos e à transmissão. Fique atento a estes sintomas: 

  • Zumbido: ruído contínuo que aumenta ou diminui conforme a aceleração ou durante curvas. Costuma ser indício de falta de lubrificação adequada ou folga nas peças do diferencial.  
  • Vibração: excesso de vibração pode ser culpa de desalinhamento nos eixos, o que desgasta rolamentos, solta acoplamentos e aumenta a temperatura das peças devido ao atrito.  
  • Ruído generalizado: se aqueles pequenos ruídos que o caminhão eventualmente fazia aumentaram de volume, provavelmente ele está com excesso de carga, o que pode provocar danos ao chassi, à carroceria, aos amortecedores e pneus, além de provocar a quebra do eixo e das lâminas do feixe de molas. 
  • Rangidos: a lubrificação inadequada dos componentes da suspensão pode permitir o acúmulo de sujeira, prejudicando sua mobilidade, seu desempenho e gerando aquele barulho típico de colchão de molas velho.  
  • Estalos: principalmente ao acelerar ou frear, podem indicar desgaste no eixo cardan.   

Para proteger os eixos e a transmissão, é preciso combinar uma boa manutenção com o cuidado na direção. Evitar manobras bruscas, especialmente à ré, assim como derrapagens em piso seco ou deslocamentos laterais, que podem causar torção e fraturas no diferencial.  

A manutenção preventiva também é essencial para identificar cruzetas ou juntas homocinéticas gastas, rolamentos comprometidos e outros riscos que podem estar ocultos. Após situações de risco, como trafegar por áreas alagadas, é preciso checar o óleo do diferencial, porque a entrada de água ou sujeira pode causar graves problemas.  

A linha Mobil™ tem óleos de transmissão e diferencial que aumentam a proteção e prolongam a vida útil dos componentes em todos os modelos de caminhões. Encontre aqui o mais recomendado para o seu veículo.