Voltar
Dicas Mobil

Reduzindo as emissões de carbono da oficina 

Pegada de carbono é o termo usado para definir a quantidade de gases de efeito estufa emitidos por uma empresa. Medir e controlar essa pegada é importante para o planeta, mas também pode trazer benefícios para a imagem da empresa e até mesmo para as finanças. Essa nova realidade já está presente em diversos setores e começa a ganhar espaço nas oficinas mecânicas.  

Controlar as emissões é uma prática que demonstra uma gestão eficiente. Em função disso, bancos como BNDES e Caixa Econômica Federal já oferecem linhas de crédito com juros reduzidos para empresas que comprovam a redução da pegada de carbono. Para começar a controlar as emissões na oficina, algumas medidas podem ser adotadas.  

Mapeamento de emissões 

Empresas especializadas em consultoria ambiental podem auxiliar oficinas mecânicas no mapeamento de suas emissões de carbono e no planejamento de melhorias. Uma das iniciativas pode ser a implantação de um sistema de gestão ambiental, que não apenas ajuda a evitar multas e autuações por descumprimento das leis ambientais, mas também melhora a eficiência dos processos na oficina. 

Eficiência energética 

Equipamentos e máquinas modernos e eficientes, em geral, consomem menos energia. Por isso, investir em tecnologia atualizada não só aumenta a produtividade, mas também a eficiência energética, reduzindo a conta de luz e, ao reduzir o consumo, diminuindo a pegada de carbono. Outra iniciativa eficaz é a substituição da iluminação convencional por lâmpadas de LED, que são mais eficientes e duráveis. 

Reciclar e reutilizar 

Uma das estratégias-chave para reduzir as emissões é reinserir na cadeia produtiva itens que seriam descartados, mas que ainda podem ser reaproveitados. Então, recondicionar peças e vender resíduos metálicos para reciclagem são práticas ambientalmente responsáveis. Também é possível revender óleos e outros fluidos usados para empresas credenciadas, que fazem essa reciclagem. A marca Mobil™ incentiva essa iniciativa por meio da reciclagem de embalagens usadas, em parceria com o Instituto Jogue Limpo. As bombonas de 20 litros, por exemplo, são produzidas com resina reciclada pós-consumo.  

Reduzir os resíduos 

Outra medida fundamental é reduzir a produção de resíduos. Um exemplo disso é a Troca Inteligente Mobil™, que armazena os lubrificantes em tanques de 400 ou 1.000 litros, permitindo a retirada exata da quantidade necessária para cada veículo. Com isso, a cada 100 trocas de óleo, 200 embalagens plásticas de 20 litros deixam de ser descartadas. 

Todas essas práticas contribuem para a redução das emissões de carbono, além de trazerem benefícios adicionais, como a melhoria da imagem da oficina perante os clientes e o aumento da eficiência operacional.